Coronavírus: Furb quer cooperar com Laboratório Central e oferece estrutura do hospital

Vereador Gilson de Souza (Patriota) havia sugerido a parceria

A reitoria da Universidade Regional de Blumenau (Furb) encaminhou ao secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Helton Zeferino, uma proposta de cooperação técnica entre a Universidade de Blumenau e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC).

Na proposta, a Furb esclarece que está apta a prestar serviços à Secretaria de Estado da Saúde, como realizar testes moleculares para a confirmação do diagnóstico das infecções causadas pelo coronavírus (Covid-19). “Temos as estruturas necessárias para a realização dos testes, utilizando as metodologias exigidas (Real Time PCR – qPCR), além de um quadro de professores efetivos, capacitados para a função”, informou a reitora Marcia Sardá Espíndola ao secretário Zeferino.

A universidade também colocou à disposição toda a sua estrutura de saúde, incluindo o hospital, enviando, inclusive, um ofício para a Prefeitura de Blumenau com estas informações. O vereador Gilson de Souza (Patriota) já havia pautado o tema na semana passada, na Câmara de Vereadores, já que esteve em visita ao centro de saúde.

Sobre a cooperação laboratorial, a proposta destaca ainda a capacidade de atendimento aos municípios da região, dada a localização estratégica do complexo de saúde da Universidade, no bairro Fortaleza Alta, próximo da BR 470.

“Pretendemos criar um centro de orientação, triagem e diagnóstico do Covid-19. Também estamos aptos a prestar informações técnicas qualificadas na orientação à comunidade, com equipes multiprofissionais, além de dispor de um corpo clínico multidisciplinar especializado para atender pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde de Blumenau e região”, destacou a reitora.

O encaminhamento da proposta seguiu por ofício da reitoria na manhã desta segunda-feira, 23 de março. Já durante o final de semana, a Furb disponibilizou seus recursos estruturais e humanos à prefeitura de Blumenau, para integrar a estratégia de saúde pública em andamento.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo