VÍDEO: Blumenauenses criam campanha para produzir equipamentos de proteção individual para trabalhadores da saúde

Grupo aceita doação de materiais e voluntários para produção das máscaras, aventais e lençóis

VÍDEO: Blumenauenses criam campanha para produzir equipamentos de proteção individual para trabalhadores da saúde

Grupo aceita doação de materiais e voluntários para produção das máscaras, aventais e lençóis

Alice Kienen

Álcool gel em falta, máscaras sendo vendidas a preços abusivos, hospitais lotados. Em uma pandemia como a do novo coronavírus, é tão difícil controlar o pânico da população quanto a disseminação da doença. Entretanto, várias iniciativas solidárias começam em situações como esta.

Percebendo a necessidade de ajudar os trabalhadores da saúde de Blumenau, um grupo de amigos e empresários se reuniu. Ouvindo os médicos da rede pública, eles perceberam que uma das principais necessidades neste momento são os equipamentos de proteção individual.

A frente que busca produzir e distribuir máscaras, aventais e lençóis foi inspirada em outras iniciativas parecidas Brasil afora. Marcela Garcia é uma das organizadoras. A coordenadora do núcleo têxtil da Acib conta que pessoas de diversas áreas integram o grupo.

“Todos somos voluntários. Alguém doa os insumos. Outra pessoa faz a coleta e entrega os rolos. Uma proprietária usa a empresa, que está fechada, para cortar as peças. Outro leva as peças cortadas para costurar…”, explica.

Eles aceitam doações de TNT, elásticos, acetato, malhas e ribanas. Os materiais podem ser entregues em duas lojas da Tonhogás. Na rua Humberto de Campos, 1090 (em frente ao Cafehaus) e na rua Governador Jorge Lacerda, 3040 (ao lado da antiga Rodovel).

Quem quiser se voluntariar para a produção dos equipamentos pode falar com Márcio Nunes (47 99957-0802), Maria Augusta Koch (47 99980-0457) ou Juliane Habitzreuter (47 99924.9100).

Quem não tiver materiais ou serviço para dispor, também pode contribuir financeiramente na vaquinha. Os produtos serão doados para os médicos, que irão distribuir o material para quem necessita. Locais como asilos, postos de saúde e outros hospitais receberão as doações.

Veja o vídeo gravado pela médica infectologista Sabrina Sabino:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo