X
X

Buscar

Coronavírus: Hospitais de Blumenau limitam visitação e atendimento

Confira como fica o serviço em quatro casas de saúde da cidade

Comércio fechando, supermercados lotados e hospitais sobrecarregados. O novo coronavírus obrigou as casas de saúde de Blumenau a fazerem alterações no atendimento, no horário de funcionamento e nas regras de visitação. Confira abaixo como ficam os serviços nos três principias hospitais da cidade.

Hospital Santa Isabel

Todas cirurgias eletivas foram canceladas por tempo indeterminado, mantendo apenas procedimentos de urgência e emergência. Consultas e exames foram reagendados, conforme contato dos consultórios e secretárias com os pacientes.

Todas as visitas aos pacientes nos quartos e UTIs estão suspensas por tempo indeterminado. Os boletins médicos serão repassados ao familiar responsável diariamente, entre 14h e 16h, excepcionalmente por telefone.

Nas unidades de internação, têm direito a acompanhantes pacientes até 18 anos e acima de 60. Para os demais pacientes na internação, será liberado acompanhante conforme avaliação da Equipe Multidisciplinar vista a necessidade do paciente. A troca do acompanhante pode ser realizada entre 5h e 22h, sendo permitidas três trocas neste período. Não será permitida a entrada de acompanhantes com idade superior 60 anos.

Gestantes que entrarem em trabalho de parto, que sejam pacientes particular ou convênio conforme previamente contratado, devem se dirigir à Sala de Acolhimento Pós-Alta (ao lado esquerdo da recepção do Serviço de Emergência). No local, a paciente será conduzida até o Centro Obstétrico pela equipe de enfermagem. Só será permitido acompanhamento do pai ou cônjuge.

O HSI aconselha que só procurem atendimento médico no Serviço de Emergência pessoas que se enquadrem no seguinte quadro: viagem ao exterior há menos de 14 dias, febre e sintomas respiratórios (tosse e falta de ar).

Hospital Santo Antônio

Para evitar transmissão e disseminação da doença, o hospital proibiu a entrada de visitantes menores de 18, maiores de 60 ou com sintomas gripais. Internados terão direito a um acompanhante.

O horário de visitação da UTI também foi alterado, com apenas uma visita no dia das 11h30 às 12h. Na UTI neonatal ou pediátrica os pais têm acesso livre, mas ninguém mais pode entrar.

Cirurgias eletivas estão suspensas e os pacientes serão informados. Consultas ambulatoriais que não envolvam gestação de alto risco, trauma e oncologia também foram canceladas.

Hospital Santa Catarina

Nenhum visitante ou acompanhante poderá entrar no hospital. Apenas na UTI neonatal ou na pediatria, onde apenas um pai entrará por vez. Pacientes sintomáticos ou idosos terão exames e cirurgias eletivas canceladas. Aulas, visitas técnicas, estágios, reuniões e eventos não acontecerão mais. Profissionais com mais de 60 anos, imunossuprimidos e gestantes foram realocados.

Hospital Misericórdia

No hospital da Vila Itoupava a visitação também foi suspensa. Será permitido apenas a permanência de um acompanhante para os casos previstos em lei. Todos os acompanhantes serão examinados, para garantir que nenhum deles apresente sintomas de gripe.