Hospitais de Blumenau possuem 45 leitos de UTI para atendimento pelo SUS
Na rede particular, Hospital Santa Catarina possui 20 leitos de UTI
Na rede particular, Hospital Santa Catarina possui 20 leitos de UTI
Com problemas de falta de estrutura hospitalar em muitas cidades pelo país, a preocupação no atendimento para pessoas infectadas pelo coronavírus cresceu nos últimos dias. Em Blumenau, ainda sem casos confirmados, consequentemente sem pessoas internadas por conta do COVID-19, os hospitais seguem se preparando e destacando orientações de prevenção.
Dois hospitais em Blumenau possuem juntos 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento pelo SUS. Enquanto o Hospital Santo Antônio tem 15 em sua estrutura, o Santa Isabel possui 20 quartos de UTI, e mais 10 de UTI coronária – reservada para pacientes com problemas cardíacos que correm alto risco. Além disso, o HSI informou que, caso necessário, conseguem aumentar esse número para atendimento de pacientes graves com coronavírus.
“A Instituição possui leitos de isolamento, que serão disponibilizados para a internação de pacientes com Covid-19. Havendo necessidade de ampliação do número de leitos, o Hospital Santa Isabel já possui estratégias de separação destes pacientes sem prejuízo ao atendimento. Havendo necessidade de ampliação dos leitos de UTI, o HSI conta com um plano para converter leitos de enfermaria em Unidades de Tratamento Intensivo”, destacou a nota.
Além disso, a instituição informou também que vem orientando o corpo de colaboradores em relação aos cuidados necessários a serem tomados, e a comunidade para que vá até o hospital apenas àqueles que estiverem mesmo precisando, chegando a reduzir horários de visitas.
O Hospital Santo Antônio não quis se pronunciar sobre a preparação da unidade.
Na rede particular, atendendo a convênios, o Hospital Santa Catarina possui 20 leitos de UTI. Devido a situação do estado, com decreto de situação de emergência, a unidade informou que está em Plano de Contingência na fase vermelha. Com isso, adotou medidas mais drásticas, como cancelamento de visitas, consultas, cirurgias eletivas, entre outros atendimentos.
Além disso, em nota, informou que está se preparando diariamente para enfrentar a pandemia do coronavírus.
“O comitê vem se reunindo diariamente a fim de acompanhar e adequar o seu Plano de Contingência. Além da capacitação e treinamento das equipes assistenciais, o HSC Blumenau instituiu um fluxo específico de atendimento para pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Atualmente, o Hospital dispõe da infraestrutura necessária para atender esse tipo de situação, incluindo leitos de isolamento com pressão negativa“, destacou a nota.
Novos horários de visitas:
Enfermarias SUS – 13h30 às 17h30
Enfermarias Convênios/Particular – 11h às 20h
Apartamentos Convênios/Particular – 10h às 22h
UTI Geral (leito 01 ao 10) 2º andar – 11h às 11h30
UTI Geral (leito 11 ao 20) 2º andar – 11h30 às 12h
UCO – Unidade Coronariana 4º andar – 11h30 às 12h
Obs.: As crianças e adolescentes até 18 anos e idosos acima de 60 anos têm direito a acompanhante. Para os demais pacientes internados, será liberado um acompanhante mediante autorização por escrito da Enfermeira Coordenadora do Setor onde estiver internado.
Restrição de visitantes:
* Idosos acima de 60 anos
* Crianças
* Mulheres grávidas
* Com sintomas de gripe
Funcionamento das clínicas parceiras
Visitas e acompanhantes
A partir desta data, fica proibida a entrada de visitantes e acompanhantes. Mas casos excepcionais serão analisados pela equipe assistencial, limitados a um acompanhante. Na UTI NEO-PED e Pediatria será permitido somente um pai por período.