Coronavírus: Saiba como ficam as aulas na rede pública e privada de Blumenau
Instituições de ensino superior já começaram a cancelar as aulas
Eventos cancelados, limpeza no transporte público, higienização de parques e estádios… Diversas medidas estão sendo tomadas para evitar a proliferação do vírus Covid-19. Cinco moradores de Blumenau permanecem com a suspeita de terem contraído o novo coronavírus.
Como medida de segurança, instituições de ensino como a UFSC e o IFSC já divulgaram neste domingo, 15, o cancelamento das aulas a partir desta semana. O Senai publicou na tarde de segunda que as aulas serão suspensas nesta terça, 17, e permanecerão assim até a segunda-feira do dia 23.
Ensino superior
A Furb mantém a posição divulgada na sexta-feira, 13, de manter as aulas enquanto o contágio continuar no Nível 1.
Na Uniasselvi, as aulas presenciais poderão ser feitas por meio de encontros virtuais, porém os alunos serão informados diretamente pelo campus.
A Unisociesc divulgou uma nota afirmando que está tomando todas as medidas necessárias para prevenir o contágio nas dependências da instituição. Entretanto, ainda não se pronunciou sobre o cancelamento das aulas.
Atualização: Na tarde desta segunda-feira, 16, o DCE da Furb entrou com um requerimento para que as aulas fossem suspensas. Uma reunião entre a prefeitura e a universidade está marcada para as 19h. Caso a decisão mude, a matéria será atualizada.
Prefeitura de Blumenau
As aulas na rede municipal de ensino estão mantidas, mas a Secretaria Municipal de Educação tomará medidas preventivas. Entre elas estão orientar os alunos a higienizar as mãos constantemente e evitar o compartilhamento de utensílios e materiais. Ambientes de uso coletivo devem permanecer ventilados.
As únicas atividades canceladas até o momento são as que envolvem os idosos na Pró-Família. Principal grupo de risco da doença, a instrução é que eles fiquem em casa e evitem qualquer aglomeração.
Escolas estaduais
As aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina continuam normalmente. A única exceção é o município de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, onde dois moradores foram diagnosticados com coronavírus. Ambos os pacientes foram isolados em domicílio e recebem tratamento.
Colégios particulares
A reportagem entrou em contato com as escolas privadas de Blumenau e todas declararam estar seguindo a orientação da prefeitura. As aulas se mantém até que a postura da Secretaria de Educação mude. Cancelamentos serão informados nas redes sociais dos colégios.