Coronel Ronaldo da Silva Cruz assume 7º Comando Regional de Polícia Militar, em Blumenau
Solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 6; evento também comemorou aniversário de 38 anos do 10° Batalhão de Polícia Militar
Na manhã desta quinta-feira, 6, o coronel Ronaldo da Silva Cruz assumiu o comando do 7º Comando Regional de Polícia Militar, em Blumenau. A solenidade foi realizada na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar, que também comemorou 38 anos de história.
O evento contou com diversas autoridades, como o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Emerson Fernandes, e o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Heintje Heerdt. Ao longo da solenidade, também foram entregues medalhas de corpo de tropa, tempo de serviço e a medalha comemorativa do 10º BPM.
O novo comandante destaca que o 7º Comando Regional não se restringe somente a Blumenau, mas abrange 44 municípios. “Nossa meta é fazer com que o comando regional chegue em cada uma dessas cidades e que a Polícia Militar seja cada vez mais bem representada em todas elas”, diz.

Ele ressalta o trabalho do comandante antecessor, coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, que já vinha desenvolvendo um trabalho expressivo na região.
“A minha missão agora é dar continuidade a esse belo trabalho realizado por ele. Lógico, esse trabalho não é realizado de maneira isolada pela Polícia Militar. Ele acontece com o apoio de todas as forças vivas da sociedade do Médio e Alto Vale, envolvendo a Polícia Civil, a Polícia Federal, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a sociedade civil organizada. Esse trabalho conjunto é essencial para manter a ordem pública, o que faz desta uma das regiões mais seguras do estado”, comenta.
Desafios do comando

O comandante aponta que cada localidade tem suas particularidades e desafios. No caso do Médio e Alto Vale do Itajaí, a principal dificuldade está na dimensão da área atendida. “São 44 municípios, e uma parcela significativa da população catarinense reside aqui”, explica.
Ele ressalta que o Vale do Itajaí é uma região economicamente forte, mas com realidades sociais e econômicas muito distintas. “Enquanto cidades como Blumenau e Brusque possuem uma configuração, municípios como Indaial, Timbó, Rio do Sul e Taió enfrentam desafios diferentes. Compreender essas particularidades e trabalhar em conjunto com a sociedade civil organizada será um dos grandes desafios da Polícia Militar”, continua.
Assim, ele reflete que o Comando Regional precisa se esforçar para alcançar todos os municípios sob sua responsabilidade. “Não pode ficar restrito a Blumenau, ainda que a cidade tenha grande importância”, afirma.
Sobre a participação da sociedade, não há dúvidas de que ela é fundamental. “Blumenau, historicamente, sempre teve uma sociedade muito engajada. Os policiais militares que atuam aqui vêm dessa mesma comunidade. Por isso, é essencial que toda essa força esteja remando para um mesmo lado”, conclui.
História do comandante

Natural de Curitiba, Paraná, Ronaldo da Silva Cruz é filho de Maria Alaíde da Silva Cruz e Antônio Manoel Cruz. Sua trajetória na Polícia Militar iniciou em 26 de julho de 1993, quando ingressou na corporação.
Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 2000, sendo declarado aspirante a oficial. Ao longo da carreira, passou por diversas capacitações, incluindo cursos na área de policiamento comunitário, patrulhamento tático móvel e formação inicial em judicância militar.
Além da formação policial, possui graduação em Direito pela Unisul, especialização em Processo Penal pelo Damásio de Jesus e mestrado em Educação pela Unesc.
Como oficial superior, comandou o 19º Batalhão de Polícia Militar, em Araranguá, e exerceu a função de diretor de Apoio Logístico e Finanças (DALF), em Florianópolis. Em reconhecimento aos serviços prestados, recebeu diversas condecorações, como o Brasão de Mérito em todas as categorias, medalhas por tempo de serviço (bronze, prata e ouro) e homenagens de batalhões e comandos regionais.
Confira mais fotos:







Veja agora mesmo!
Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: