X
X

Buscar

Conhecendo a Polícia Militar, parte 2

Na maioria das cidades as pessoas não compreendem a estrutura que a Polícia Militar disponibiliza ao cidadão para bem atendê-lo. Pretendemos aqui então falar um pouco sobre esta estrutura que atualmente temos no território catarinense. Hoje a divisão das nossas OPM’s (Organização Policial Militar) está aproximadamente relacionada aos limites territoriais das Comarcas de Justiça, para […]

Na maioria das cidades as pessoas não compreendem a estrutura que a Polícia Militar disponibiliza ao cidadão para bem atendê-lo. Pretendemos aqui então falar um pouco sobre esta estrutura que atualmente temos no território catarinense.

Hoje a divisão das nossas OPM’s (Organização Policial Militar) está aproximadamente relacionada aos limites territoriais das Comarcas de Justiça, para facilitar os trâmites administrativos dos registros de ocorrências atendidos pela Polícia Militar.

Nossa menor fração em uma cidade é o Grupamento ou Destacamento Policial Militar, geralmente comandado por um Sargento; há casos de que seja um Cabo bem antigão, na falta de um Sargento. Esta estrutura é mais presente em pequenos municípios.

Acima de destacamento temos o Pelotão, o qual é de comandamento de um Tenente. Nesta estrutura já se apresenta um efetivo um pouco maior que o de um Grupamento. Assim como também, há um aumento nas responsabilidades e atividades mais técnicas.

Uma Companhia de Polícia Militar é o degrau mais avançado após o Pelotão; ela é Comandada por um Capitão. Já possuem recursos físicos e humanos um pouco maior que o Pelotão, quase numa proporção de três vezes mais! Não sendo raro que o Comandante tenha como auxiliares um ou dois Tenentes.

Terminando as estruturas operacionais, temos os Batalhões de Polícia Militar, órgão máximo das atividades eminentemente “de rua”! É comandado por um Tenente Coronel. Cada Batalhão pode ter até quatro Companhias; em Santa Catarina normalmente são três, mas não é via de regra. Nos Batalhões estão concentradas as maiores atividades administrativas e operacionais, bem como as de instrução e ensino.

Por último, estão os órgãos estratégicos e de logísticas tais como as Diretorias, Chefias, Comando de Especializadas e os “Grande Comando Regionais”; que ficam a cargo de Coronéis.

Toda esta estrutura é comandada pelo Coronel Comandante Geral e seu Sub Comandante, sendo completado pelo Chefe do Estado Maior da nossa Corporação.

E então? Que estrutura tem em sua cidade? Nos conte, nos questione…

Sou Jefferson Schmidt, Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina.

Envie sua pergunta para:
@soujefferson_ bnu no Instagram ou https://wa.me/5547988421896 no Whatsapp!


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube