X
X

Buscar

Corre-corre dos casais: avanço da vacina lota agenda de festas de casamento em Blumenau para 2022

Cerimonialistas afirmam que agenda está cheia para o próximo ano

Com a pandemia da Covid-19 muitos setores comerciais importantes para economia foram afetados, dentre eles as festas de casamento. Devido à proliferação do vírus, eventos que provocam aglomeração de pessoas passaram um longo período sem autorização para acontecer.

Entretanto, com o avanço da vacinação e a flexibilização dos protocolos de segurança como consequência, a previsão para o ano de 2022 é muito positiva para este setor.

Neste ano, 2021, em 1 de maio, o governo do Estado de Santa Catarina divulgou o decreto que permitia a realização de eventos sociais, como casamentos, que estavam há mais de um ano sem autorização para serem realizados.

Apesar da necessidade de cumprir uma série de restrições, como limitação de convidados e horários, distanciamento social, proibição de uso de pista de dança, a procura por datas começou a crescer, tal como o reagendamento das cerimônias que não puderam acontecer em 2020.

Lincoln Cipriano

Agenda de 2022

Sandy Schmidt Dias, proprietária da empresa Sandy Casamentos, compartilhou como foi a experiência de ser obrigada a parar com os eventos, que são sua fonte de renda. Ela contou como está a procura por datas agora com o avanço da vacinação e revelou também qual é a expectativa para 2022.

“O ano de 2020 estava cheio, até chegar a pandemia. Todos os eventos, sem exceção foram remarcados. Vivemos dias difíceis, sem renda, sem qualquer auxílio, com medo da doença, e sem poder trabalhar. Em 2021, em especial a partir da metade do ano, tudo começou a melhorar para nós, a procura aumentou muito, e os eventos, mesmo com restrições, puderam ser mantidos.

Segundo Sandy, a espera dos casais teve um limite. “Muitos já tinham sido remarcados de 2020, então os casais já estavam muito cansados de ter novas datas para casar, e decidiram realizar o evento, independente de como fosse, mesmo com as restrições. Eles não queriam mais esperar. Para 2022 a agenda já está cheia, com eventos em praticamente todos os finais de semana, e muita procura, até para os dias de semana. Também já temos muitos eventos em 2023 e 2024”, relatou ela.

Consequências da pandemia

Sandy também falou sobre os casamentos que produziu durante a pandemia, e como foi para ela e seus clientes terem que se adequar às restrições. A profissional explica as alternativas que teve que recorrer para que fosse possível continuar fazendo as cerimônias.

“Precisamos nos reinventar. Buscamos outros formatos, como casamento à dois, home wedding, onde a residência do casal ou de algum familiar é onde acontece o casamento. E, também, depois que os eventos foram de certa forma liberados, os micro e mini wedding, apenas com almoço ou jantar, eventos super íntimos, apenas com pessoas do convívio”.

O retorno foi gradual, conforme explica a empresária. “Aos pouquinhos, com as mudanças nos decretos, pudemos começar a realizar eventos maiores, estender novamente o tempo dos eventos, e realizar os eventos com características mais próximas do que os noivos sonhavam. Para nós era sempre muito tenso cada vez que anunciavam que sairia um novo decreto, que mudariam as restrições, pois trabalhar com sonhos, com tanta expectativa, é difícil”, contou Sandy.

Lincoln Cipriano

Fornecedores

A cerimonialista e proprietária de empresa SR Miranda, Sônia Blasius, contou um pouco sobre as dificuldades que a pandemia trouxe para seus colegas fornecedores. Ela relatou que muitos deixaram de trabalhar com o setor de eventos, e por necessidade, foram buscar outras áreas.

Ela também compartilhou que aqueles que conseguiram se manter na área estão passando por um processo difícil e lento na tentativa de se reerguer.

Pista de Dança

Sônia também afirmou que está com muitas expectativas após o novo decreto do governo de Santa Catarina, o qual passa a permitir a retomada gradual de eventos maiores. O decreto permite a realização de eventos com uso de pistas de dança, desde que cumpram as medidas do “Evento Seguro”.

Quando questionada sobre a restrição que mais impactou no cancelamento e adiamento de casamentos, a cerimonialista revelou que foi a pista de dança, pois os clientes relatavam que sem a pista seria somente um jantar, e não uma festa.

“Os noivos não querem fazer uma festa de casamento sem pista de dança, até seguem todos os protocolos mais fazer um evento sem pista eles não querem.” afirmou ela.

Lincoln Cipriano

Expectativas

O cenário atual é consequência do longo período sem permissão para realização de eventos. Em 2022 ainda serão realizados muitos casamentos que eram previstos para 2020, portanto, o que se pode esperar para o ano seguinte é muitas festas de casamento, e uma ascensão deste setor.

“A vacinação é a única possibilidade de nos proporcionar uma vida mais próxima do que era nosso normal antes da pandemia e é graças a isso também que estamos retornando agora às realizações de tantos sonhos.”, defendeu a cerimonialista Sandy.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube