Coteminas deve negociar demissões com sindicato, recomenda MPT

Notificação sugere alternativas à demissão em massa

Após receber denúncia do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), o Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu nesta quarta-feira, 5, uma notificação recomendatória para que a Coteminas não demita funcionários sem antes negociar com o sindicato.

No fim da semana passada, a empresa de Blumenau anunciou o plano de demitir cerca de 70% dos funcionários em atividade. Além disso, a Coteminas propôs pagamento em até 15 vezes da verba rescisória. Centenas de colaboradores se reuniram em assembleia para tentar reverter situação.

Recomendação

Além de buscar impedir as demissões em massa, o documento também sugere alternativas como férias coletivas, licenças-remuneradas e escalonamento gradual de dispensas. Caso não sejam viáveis, a recomendação é adotar medidas compensatórias aos dispensados “como cestas básicas, compensações financeiras, abonos, extensão do plano de saúde, fornecimento de cursos de capacitação profissional que facilitem a recolocação no mercado de trabalho etc”.

Caso a Coteminas não atenda à recomendação, o MPT poderá adotar medidas legais e judiciais. A empresa tem cinco dias para se manifestar sobre a notificação e apresentar provas do cumprimento das recomendações.

Nova assembleia

Trabalhadores da Coteminas integrarão uma comissão criada pelo Sintrafite para participar das negociações. Uma nova assembleia será realizada nesta quinta-feira, 6, às 10h, na sede do sindicato.

Leia também:

1. Plano 1000: Justiça decide que repasses do governo do estado para municípios foram irregulares
2. GALERIA – Criança com câncer que sonha em ser bombeiro visita o Arcanjo em Blumenau
3. Prefeitura alerta sobre golpe do pagamento da guia DAS na fatura de energia elétrica em Blumenau
4. Concurso público: IBGE abre processos seletivos com 21 vagas para Blumenau
5. Fenômeno El Niño pode ser pior do que o esperado; veja o alerta


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo