Covid-19: aplicação da 2ª dose da vacina bivalente em grupos prioritários inicia em Blumenau

Por recomendação do Ministério da Saúde, a imunização é indicada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos

As unidades de saúde de Blumenau com sala de vacina ativa passam a aplicar em grupos prioritários a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19. A vacinação iniciou nesta sexta-feira, 8.

Conforme a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), a aplicação ocorre em pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.

Em comunicado, o Executivo reforma que segue a recomendação do Ministério da Saúde para a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19. Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem procurar a dose de reforço.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que as equipes das unidades de saúde já estão orientadas a suspeitar que casos de síndrome gripal podem ser Covid-19.

“Se fizerem o teste nas unidades de saúde e não positivarem para Covid, é fundamental que esses grupos específicos – principalmente o público imunodependente – considerados mais vulneráveis, peçam pela dose de reforço da vacina bivalente e sejam imunizados, porque ela previne as formas graves da doença”, acrescenta.

A Nota Técnica 83/2023 (CGVDI/DPNI/SVSA/MS) considera a identificação da variante BA.2.86 no Brasil e suas sublinhagens do SARS-CoV-2 no território nacional.

Vacina em Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a aplicação na última quinta, 7. Todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com salas de vacina estão aptas a aplicar os imunizantes.

O Secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, destaca que a vacina é uma medida crucial de proteção. “Mesmo que essa nova variante ainda não tenha sido identificada no Estado, vamos seguir as diretrizes do Ministério da Saúde e ampliar a vacinação. A imunização é a maneira mais eficaz de prevenir o desenvolvimento de casos mais graves relacionados à doença”, ressalta o secretário.


Veja agora mesmo!

O carro do rollmops invade o bar da Zenaide para contar histórias e explicar como surgiu o projeto:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo