X
X

Buscar

Covid-19: Após nove agências fechadas e vários casos confirmados em Blumenau, sindicato dos bancários pede por mais segurança

Para presidente da entidade é necessário mais atenção dos banqueiros, mas também da população

De acordo com dados do Sindicato dos Bancários de Blumenau (Seeb), ao menos 23 funcionários de bancos na região do Médio Vale do Itajaí tiveram confirmação de Covid-19. Apenas em Blumenau, foram 17. Os números podem ser ainda maiores, já que nem todos os casos são comunicados ao sindicato.

No total, nove agências na cidade já fecharam para desinfecção. Além disso, os colegas de trabalho dos infectados também precisam ser afastados por ao menos uma semana, pois se tornaram casos suspeitos.

Dos 17 casos na cidade, dois foram considerados “mais graves” e precisaram de internação em hospital. Ambos já se recuperaram e receberam alta. Do restante, a maioria segue em isolamento e acompanhamento em casa, mas alguns – considerados curados – já retornaram ao trabalho.

O Presidente do Seeb, Edson Luiz Heemann, destaca que a categoria é uma das que mais correm risco durante a pandemia, já que atendem o público em geral e estão na linha de frente, com a grande quantidade de benefícios sendo liberados e necessidade de negociações de contas.

Para ele, além dos banqueiros, os clientes também precisam estar cientes que neste momento, a ida até a agência só deve ser feita em casos muito importantes.

“É necessário que as instituições bancárias intensifiquem a triagem de acesso de pessoas nas agências bancárias, limitando esse acesso ao estritamente necessário, caso não haja forma alternativa. O distanciamento social ainda é a melhor forma de prevenção”, afirma Heemann.

Ele ainda relata a dificuldade que existe em alguns bancos cumprirem as medidas necessárias quando há riscos de contaminação. Para ele, existem exemplos positivos como Caixa e Bradesco, e negativos, como o Santander, que é negligente em diversos momentos. Mesmo assim, ainda há necessidade de avanço para todos.

“No início tivemos que cobrar muito para que houvesse a higienização dos espaços após a confirmação de casos. Tivemos que fazer algumas denúncias, tomar medidas mais drásticas. Atualmente melhorou, porém, em muitas agências essa limpeza não é feita quando existe caso suspeito. Eles dizem que precisa confirmar, mas isso pode durar dois, três dias, e nesse tempo os clientes e os outros funcionários ficam expostos a este risco”, complementa.

Sobre as desinfeções, uma portaria estadual aponta a necessidade de fazê-la, quando casos são registrados em estabelecimentos, devido ao grande risco de contágio. A Secretaria de Saúde de Blumenau reforça essa orientação e fiscaliza os locais caso haja denúncia ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.