Covid-19: após três semanas, vacinação de crianças está abaixo da expectativa e capacidade em Blumenau
Números do município são quase idênticos a média nacional, também considerada baixa
Enquanto a vacinação de adultos avança com números importantes em Blumenau, a imunização de crianças está lenta. Até a última terça-feira, 8, cerca de 4,7 mil crianças anos haviam sido vacinadas. O número representa apenas 15,8% das 30 mil pessoas que possuem entre 5 e 11 anos na cidade, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a Prefeitura de Blumenau, este número está abaixo da expectativa e também da capacidade vacinal do município. A vacinação pediátrica ocorre na Policlínica Lindolf Bell. Durante a semana, são três salas exclusivas e nos finais de semana, de acordo com o número de doses disponibilizadas pelo governo do Estado, são utilizadas até dez salas para intensificar a imunização.
Os dados blumenauenses são quase idênticos aos nacionais, que também estão abaixo da expectativa. Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa obtidos com os estados apontam que, até a segunda-feira, 7, 15,3% das crianças brasileiras foram vacinadas.
Entretanto, o número é bem abaixo do que a capacidade vacinal do país oferece. Enquanto a estimativa do governo federal aponta que em média, cerca de um milhão de crianças poderiam ser vacinadas por dia no Brasil, a média atualmente está em 125 mil.
Medo e desinformação
No país, os principais motivos para a baixa adesão da vacinação são o número de doses – que é menor do que a capacidade vacinal nacional – e a desinformação, que causa medo nos pais. Em Blumenau, o segundo fator citado aparenta ser o principal, já que as doses estão sendo disponibilizadas diariamente e sem falta à comunidade.
De acordo com o secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, a divulgação de notícias falsas é um dos fatores primordiais para esse resultado.
“As fake news atrapalham muito em relação a não procura das pessoas para vacinar seus filhos. É importante combater esse tipo de ação e a melhor forma é informando e esclarecendo a população o sobre o quão importante a vacina é para nos deixar protegidos, algo que estamos fazendo”, destaca o secretário.
A vacinação de crianças segue ocorrendo em Blumenau, com a intenção de imunizar 100% do público infantil. Para realizar o agendamento basta acessar o site da Prefeitura de Blumenau, ou fazê-lo pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que funciona em dias úteis, das 17h às 20h – fora desse período, o agendamento ocorre exclusivamente pelo site.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: