Covid-19: Associação de Supermercados vai discutir suspensão de promoções diárias
Decreto municipal trouxe sugestão de retirada de promoções como "dia da carne"
Na última quarta-feira, 8, o Prefeito Mário Hildebrandt explicou o novo decreto em Blumenau que faz determinações em relação aos supermercados durante a pandemia de coronavírus. Em uma das mudanças, o prefeito destacou a sugestão de que os supermercados e mercados não façam, neste período, as campanhas diárias, como por exemplo “segunda da carne ou terça da feira”.
Como essa medida veio como sugestão e não obrigação, cabem aos estabelecimentos decidirem se aderem ou não. Diante disto, a reportagem entrou em contato com o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo César Lopes, para questionar o posicionamento dos mercados e como iriam funcionar.
“Quando conversamos com o prefeito, a gente acreditou que viria como lei, mas por algum motivo, não sei se por inconstitucionalidade, veio como sugestão, o que muda um pouco as coisas. Nossa posição é aceitar isso e passar aos nossos associados, porque acreditamos nessa medida como forma de evitar aglomerações, que é o maior foco. Mas cabe a cada um deles essa definição. E a gente ainda fará uma reunião pra definir isso”, afirmou Lopes.
Ele ainda destacou que algumas redes na cidade possuem sedes em outros municípios e até fora do estado, o que também pode dificultar essa aceitação.
“Tem muita coisa que é definida por rede, e se a rede não é daqui, a determinação pode vir diferente. Sem falar que as campanhas comerciais também não são feitas de um dia pro outro, elas tem planejamento. Então uma propaganda, um panfleto e tudo mais, que é quinzenal, não pode ser alterado, e a sugestão veio apenas na quarta-feira”, concluiu.
Além da sugestão em relação as promoções diárias, o novo decreto trouxe também a determinação da diminuição capacidade máxima dos mercados de 50% para 40%. Essa medida já está sendo cumprida, segundo o presidente da Acats.