+

Blumenau ultrapassa 200 mortes por Covid-19; veja gráfico da evolução

Média diária de mortes dobrou em um mês

Vinte e uma mortes em uma semana: esse é o saldo da pandemia da Covid-19 entre o dia 24 de novembro e esta terça-feira, 1, em Blumenau. Foram quatro novos óbitos registrados neste dia 1º. Desde o início da pandemia, já foram 201 mortes em decorrência do vírus.

Os números apontam uma média de aproximadamente 2,6 vítimas por dia na última semana. Já com relação aos últimos 30 dias, são 40 mortes, média diária de 1,3 mortes. No dia 1º de novembro, a cidade registrava 161 óbitos.

 

A aceleração da pandemia na cidade não fica apenas nos óbitos. Segundo dados do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), a média móvel de novos casos de coronavírus na cidade saltou de 276, em 16 de novembro, para 409 nesta segunda-feira, 30. Isso representa um aumento de 48%.

Com relação ao número de infectados, em sete dias foram 2.064 registros confirmados. Nos últimos 30 dias foram 9.156 casos a mais de Covid-19 na cidade, chegando ao número total de 24.786 na segunda-feira, 30.

A ocupação de leitos de UTI em Blumenau também registrou alta significativa no mês de novembro. No dia 1º do mês passado, eram 23 leitos ocupados de um total de 94, o que representa 24% de toda a rede. Há sete dias, em 24 de novembro, eram 39 leitos utilizados, totalizando 41% de ocupação. Nesta terça-feira, 1, a cidade atingiu 60% da sua rede de UTI reservada para o combate à pandemia.

Se o ritmo de crescimento se mantiver em dezembro no mesmo nível do registrado em novembro, a rede atingirá sua lotação máxima em 33 dias, mais especificamente em 3 de janeiro.

A situação piora quando se projeta a ocupação com base no aumento registrado nos últimos sete dias: seriam necessárias apenas duas semanas para o preenchimento de todos os leitos de UTI do município, o que aconteceria em 16 de dezembro.

A nossa reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para comentar sobre os dados, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo