Covid-19: Blumenau deverá vacinar idosos neste fim de semana após ação do Coes
Doses estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio, desde a última quarta-feira, 17
Na noite da última quinta-feira, 18, o Governo de Santa Catarina, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), em reunião, decidiu iniciar a distribuição das 73.700 doses da vacina Coronavac, que estão armazenadas no estado desde a última quarta-feira.
Estas doses serão distribuídas às 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs), nesta sexta-feira. A outra metade já havia sido encaminhada entre os dias 17 e 18 de março. A previsão é que o estado receba nova remessa de doses no fim de semana.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), a ação visa promover um aumento da vacinação dos idosos no estado durante o próximo fim de semana, dias 20 e 21 de março. As unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) serão responsáveis por encaminhar as doses para os 295 municípios catarinenses.
Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC, esclareceu que, a iniciativa visa acelerar a vacinação de idosos, sendo possível iniciar a vacinação de pessoas de 70 a 74 anos, de acordo com a quantidade de doses disponíveis nos municípios.
A distribuição será iniciada ainda na manhã de hoje, 19, por via terrestre e aérea. Às 10h30, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses das centrais regionais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia.
Às 11h, o caminhão da DIVE segue com as doses de Rio do Sul e, no mesmo horário, as centrais regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí fazem a retirada na própria central estadual.
A regional de Criciúma ficará responsável pelas doses das centrais de Araranguá e Tubarão e a regional de Joinville pelas de Jaraguá do Sul e Mafra. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar.
A estratégia é de que a vacinação aconteça de forma imediata no estado, assim que as doses chegaram nas unidades. Todos que forem se vacinar devem levar um documento de identidade para comprovação da idade e, principalmente, não esquecer de usar a máscara, além de respeitar o distanciamento social.
Essas atitudes devem ser mantidas mesmo após a aplicação da segunda dose da vacina (que ocorrerá em um prazo máximo de 28 dias), até que mais de 90% dos grupos prioritários sejam vacinados.