X
X

Buscar

Covid-19: Blumenau divulga novo boletim e como será vacinação nas escolas

Prefeitura também divulgou como funcionará atendimento neste fim de semana

Blumenau registrou 56 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira, 11. Desde o início da pandemia já são 114.663 confirmações da doença na cidade. Felizmente, nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas.

Dentre os pacientes dos últimos dois anos, 756 não sobreviveram, 113.659 já passaram pela quarentena e 248 estão em tratamento. Sendo 232 deles em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

As UTIs estão com 10,6% dos leitos ocupados, com seis blumenauenses e um paciente de outra cidade. Já em enfermaria são 10 pacientes de Blumenau e 4 de outros municípios, com taxa de ocupação de 7,9%.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 399.887 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 471 exames.

 

Atendimento Rápido Covid-19

Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana.

No sábado, dia 12, o atendimento de síndromes gripais e casos de Covid-19 acontece nos AGs Velha e Garcia, das 7h às 18h – com distribuição de senhas até 17h. Também no sábado, a vacinação contra o Coronavírus e outras doenças será feita somente no AG Garcia, das 8h às 17h.

Já no domingo, dia 13, o atendimento de síndromes gripais e casos de Covid-19 ocorre no AG Velha, das 7h às 18h – com distribuição de senhas até 17h. Neste dia, não haverá vacinação, com exceção de crianças de 5 a 11 anos que estão com a segunda dose marcada para aplicação no Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos usuários são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Vacinação nas escolas

A partir desta segunda-feira, dia 14, a Prefeitura de Blumenau inicia a aplicação da vacina contra a Covid-19 em escolas da rede pública e privada, além de Centros de Educação Infantil (CEIs). Os alunos com idade entre 5 e 11 anos da Escola Básica Municipal (EBM) Bilíngue Professora Helena M.N. Winckler e do Espaço de Educação Infantil (EEI) Iesa Maria Waldrich, localizados no bairro Velha, serão os primeiros atendidos pela ação.

A aplicação acontece em dois períodos do dia, às 8h30 e às 14h. Somente serão vacinadas com a primeira dose crianças cujos pais autorizaram. Se no momento da vacinação a criança não quiser receber o imunizante, a decisão será respeitada e ela não será vacinada naquele momento. A orientação é para que pais ou responsáveis enviem a carteira de vacinação da criança no dia da aplicação.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, reafirma o compromisso do governo em vacinar a população. “Nossa gestão faz um governo voltado às pessoas e essa é mais uma ação que leva saúde para os bairros. Ainda que a vacinação não seja obrigatória, estamos trabalhando para vacinar 100% da população contra a Covid-19“, salienta.

Nos demais dias da semana, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), organiza a aplicação da vacina em outros educandários. Quando estiver no prazo, a segunda dose da vacina infantil também será feita no ambiente escolar. Conforme orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, para crianças de 5 anos devem ser usados imunizantes da marca Pfizer e para crianças de 6 a 11 anos, podem ser administradas vacinas da marca Pfizer ou Coronavac.

“Nós contamos com a conscientização dos pais e responsáveis para imunizar todas as nossas crianças da cidade. Até os 12 anos de idade as crianças recebem mais de 20 tipos de vacinas e isso garante a qualidade de vida dos pequenos no futuro”, enfatiza a vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar.

Cartilha Informativa

Para conscientizar pais e responsáveis, o Município elaborou uma cartilha informativa com dados científicos sobre a vacinação pediátrica. O material possui, no verso, uma declaração para que pais ou responsáveis legais pela criança de 5 a 11 anos possam autorizar a aplicação da vacina. O material também contém a informação de que a vacina contra a Covid-19 não é obrigatória.

Cobertura vacinal infantil

Até esta sexta-feira, dia 11, Blumenau vacinou 7,4 mil crianças contra a Covid-19. O número representa 24,7% das 30 mil pessoas que possuem entre 5 e 11 anos na cidade, segundo projeção do IBGE. A Prefeitura trabalha para vacinar 100% deste público. Até o momento, também já foram aplicadas 154 vacinas de segunda dose no público infantil – o que representa 0,5% de imunizados nesta faixa etária.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube