Covid-19: Blumenau reabre agendamento da vacina para vários grupos nesta terça-feira
Agendamento inicia às 17h
A Prefeitura de Blumenau reabre nesta terça-feira, 16, o agendamento da vacina contra a Covid-19 para adolescentes e público acima de 18 anos, além de doses de reforço para imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos.
Também serão disponibilizadas vagas para antecipação da segunda dose da Pfizer para usuários que receberam a primeira dose há mais de 56 dias ou Astrazeneca há mais de 70 dias.
Agendamento
A agenda inicia às 17h e conta com cerca de 4.800 vagas. Com exceção da população adulta, acima de 18 anos, os demais grupos devem fazer o agendamento no site da Prefeitura de Blumenau, ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento nesta terça-feira, até as 22h, caso a agenda não seja preenchida antes desse horário.
Aplicação
A aplicação das doses acontece entre quarta e sexta-feira, dias 17 a 19. Os usuários devem ficar atentos ao local de aplicação, indicado no momento do agendamento.
A Central de Vacinação, localizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, segue aplicando a segunda dose da vacina e antecipação da Pfizer e Astrazeneca para quem já possui agendamento neste local. Já para os grupos de primeira dose e de reforço, a aplicação acontece na unidade de saúde selecionada durante o agendamento.
Para evitar aglomerações a orientação é que os usuários cheguem com até 10 minutos de antecedência no Parque Vila Germânica e levem acompanhantes apenas em caso de necessidade. Além do documento de identificação com foto e da carteira de vacinação, é preciso ter em mãos a documentação que comprove a inclusão no grupo para o qual agenda foi solicitada.
Caso o usuário chegue com mais de 10 minutos de antecedência, ele deverá aguardar até seu horário de vacinação. Serão tolerados atrasos de até 15 minutos.
Os usuários podem acessar o Setor 3 entrando pela Rua Humberto de Campos, utilizando o estacionamento localizado em frente à Central de Vacinação (nos fundos do Ginásio do Galegão). A Central conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.
Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.
Documentos
É necessário levar documento de identificação, comprovante de inclusão no grupo selecionado e, caso tenha, carteira de saúde.
Pessoas entre 12 e 17 anos: Devem estar acompanhados do responsável legal, ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível no site da prefeitura.
Trabalhadores da Saúde: Documento de identificação com foto e comprovação de vínculo ativo do trabalhador com respectivo serviço de saúde.
Pessoas imunossuprimidas: Documento de identificação com foto; Cadastros já existentes nas Unidades de Saúde ou outros serviços dos municípios que comprovem a condição; Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa, contendo a descrição do CID e prazo de validade de 1 ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados; Atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição da pessoa; Prescrição médica ou exames, ou receitas que deixem claro a condição da pessoa considerando o prazo de validade de 1 ano para as prescrições de medicamentos de uso não controlados.
Pessoas acima de 60 anos: Documento oficial com foto e carteira de vacina. Caso o usuário ainda não tenha cadastro no SUS, será necessário apresentar comprovante de residência.
Trabalhadores da Saúde contemplados
Consideram-se trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio, como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde.
Inclui-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras.
Além disso, incluem se os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado.
Ademais, estão incluídos os estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao Coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: