Covid-19: Blumenau recebe imunizantes para retomada da vacinação
No total, serão entregues 9.626 doses para o município
Blumenau recebe, nesta quarta-feira, 21, um total de 9.626 doses de imunizantes para dar continuidade a campanha de vacinação contra a Covid-19. A agendamento da vacinação está suspenso na cidade desde a segunda-feira, 19.
De acordo com informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), Blumenau irá receber 1.356 doses da Pfizer, 1.460 do Instituto Butantan e 6.810 da AstraZeneca, totalizando 9.626 doses para a primeira aplicação.
Santa Catarina também recebeu, do Governo Federal, cerca de 102.450 doses de imunizantes que serão destinadas à pessoas que aguardam a segunda aplicação. A distribuição para os municípios não foi informada.
Dez cidades de Santa Catarina, que fazem fronteira com a Argentina, receberão imunizantes para iniciar a vacinação em massa da população com idade igual ou superior a 18 anos.
Destinação das doses
As doses encaminhadas nesta quarta-feira deverão ser utilizadas para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários que ainda não receberam o imunizante, à vacinação da população em geral por faixa etária – conforme o Calendário de Vacinação – e trabalhadores industriais.
Do total de doses recebidas, os municípios devem destinar 30% para a vacinação dos trabalhadores industriais e 70% para dar continuidade à vacinação da população em geral, seguindo o critério de faixa etária.
Sendo a faixa etária, para título de vacinação, um intervalo de 5 anos, a orientação da Dive permanece para que os municípios avancem para a faixa etária seguinte apenas após cobertura vacinal de, no mínimo, 75% da anterior.
Segunda dose
Em relação à imunização a partir da vacina da AstraZeneca, a orientação é para que seja feita a segunda aplicação em um intervalo de 10 a 12 semanas a partir do recebimento da primeira dose. O período aguardado entre uma dose e outra da Pfizer é de 12 semanas. Enquanto isso, a imunização completa com a vacina do Butantan deve respeitar um intervalo de 28 dias entre as aplicações.
Caso ocorram atrasos entre uma dose e outra, o esquema vacinal deverá ser completado com a administração da segunda dose o mais rápido possível. A Dive ressalta que é improvável que haja prejuízo na resposta imune induzida pela vacina após a finalização do esquema.
Calendário de vacinação
Mesmo que algumas cidades tenham paralisado o calendário de vacinação por falta de doses, como ocorreu em Blumenau, o calendário de Santa Catarina permanece o mesmo:
a) 35 a 39 anos: 09/07 a 22/07;
b) 30 a 34 anos: 23/07 a 05/08;
c) 25 a 29 anos: 06/08 a 19/08;
d) 18 a 24 anos: 20/08 a 31/08.
Vacinação em massa
Considerando a orientação do Ministério da Saúde de vacinar a população dos municípios que tenham fronteiras com os países da América do Sul, a SES recebeu um total de 24.486 doses para promover a vacinação de toda a população com 18 anos ou mais, residente nos dez municípios catarinenses que fazem fronteira com a Argentina.
Assim, as cidades de Bandeirante, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São José do Cedro e Tunápolis, devem iniciar a vacinação em massa de suas populações. Para que possa realizar a vacinação em uma destas cidades, será necessária a apresentação de um documento com foto e comprovante de residência.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: