Covid-19: Blumenau registra dois óbitos e abre novo agendamento para vacinação
Confira boletim completo
Blumenau registrou dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ainda na quinta-feira, um homem de 57 anos que estava internado em UTI desde 26 de junho faleceu. Na madrugada desta sexta-feira, 9, um homem de 69 que estava internado desde o dia 2.
Desde o início da pandemia, a cidade já contabilizou 59.297 casos confirmados da doença. Destes, 565 não resistiram, 57.436 já passaram pelo período de quarentena e 1.296 pacientes estão em tratamento.
Apenas no último boletim, foram 197 novos casos no município. Atualmente, 1.214 pessoas encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar.
As UTIs estão com ocupação de 75,8%, com 44 blumenauenses e seis pacientes de outras cidades. Já em enfermaria são 42 pacientes de Blumenau e 11 de outros municípios, com taxa de ocupação de 29,9%.
Novas vagas de vacinação
No sábado, 10, a prefeitura abrirá novas vagas para agendamento de vacinação às 9h. A agenda é apenas para pessoas acima dos 40 anos. Serão cerca de 3.000 vagas para aplicação no domingo, 11, no Parque Vila Germânica.
O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento enquanto houver disponibilidade de vagas ou até às 17h, caso a agenda não seja preenchida antes desse horário.
Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. Vale ressaltar que quem realizou a vacina da Gripe (H1N1) deve aguardar um período superior a 14 dias para se vacinar contra a Covid-19.
Aplicação da vacina
Para evitar aglomerações, os usuários devem levar acompanhantes apenas em caso de necessidade. Como a vacinação é agendada, a orientação é que se chegue a Central com até 10 minutos de antecedência e no máximo 15 minutos de atraso. Os usuários com atrasos superiores a 15 minutos são orientados a reagendar a vacinação, já que o desrespeito a esse tempo pode ocasionar em atrasos no fluxo da Central.
Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.
Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.