X
X

Buscar

Covid-19: Blumenau registra mais dois óbitos pela doença

Prefeitura retomou agendamento de consultas eletivas na atenção básica

Três óbitos por Covid-19 foram registrados em Blumenau nesta segunda-feira, 21. Um homem de 71 anos, que estava internado em UTI desde o dia 8 de janeiro, e uma mulher de 84, que estava internada em UTI desde o dia 17 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, ambos tinham comorbidades.

Nas últimas 24 horas, 318 moradores da cidade testaram positivo para a doença. Desde o início da pandemia já são 111.940. Destes, 743 não sobreviveram, 109.241 já passaram pelo período de isolamento e 1.956 estão em tratamento.

As UTIs estão com 25,8% dos leitos ocupados, com 13 blumenauenses e quatro de outras cidades. Já em enfermaria são 24 pacientes de Blumenau e 5 de outros municípios, com taxa de ocupação de 16,4%.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 388.896 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 898 exames.

Atendimento Rápido Covid-19

Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana.

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.

A distribuição de senhas e acolhimento dos usuários nas unidades ESF e AGs são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Agendamento de consultas eletivas é retomado

A partir desta terça-feira, dia 22, serão retomados os agendamentos de consultas eletivas na atenção básica. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também voltam a fazer atendimento de acordo com suas áreas de abrangência.

Ao longo da semana, usuários podem agendar consultas e outros tipos de atendimentos, na sua unidade ESF, pelo telefone ou ainda pelo aplicativo Pronto Mobile, sem a necessidade de sair de casa. No mês passado, por conta do aumento do número de casos de Covid-19 na cidade, a Semus suspendeu temporariamente o agendamento das consultas eletivas durante 30 dias. A medida não afetou os atendimentos na Policlínica Lindolf Bell.

Atendimento por territorialidade

Também a partir desta terça-feira, dia 22, as pessoas que necessitarem de atendimento para casos de síndromes gripais e suspeita de Covid-19 também devem procurar a unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG) de referência.

Para saber qual é a unidade de referência, o usuário pode baixar o aplicativo Pronto Mobile e clicar no menu “Agendamentos”. O aplicativo está disponível para smartphones iOS e Android.

A territorialização dos atendimentos é preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) que serve para organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecendo o território, as equipes de saúde que atuam nos bairros podem elaborar estratégias para atender a população da localidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube