X
X

Buscar

Covid-19: número de casos em Blumenau aumenta 200% entre fevereiro e março

Em março, 601 novos casos foram registrados em apenas uma semana

Três anos após o início da pandemia de Covid-19, Blumenau voltou a registrar um crescimento nos casos da doença. O mês de março chegou a atingir 601 novas infecções pelo vírus em uma semana. O aumento de infectados na comparação com fevereiro foi de cerca de 200%.

O secretário da Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, explicou como o aumento de casos afeta o município. “Nós observamos um aumento de casos positivos para Covid nas últimas semanas. Isso provoca um aumento de demanda nos postos de saúde e também no pronto-socorro. Para se ter uma ideia, saímos de uma média de 200 casos positivos no final de fevereiro para mais de 600 casos positivos na última semana ”.

Número semanal de casos

O número de 601 novos casos são referentes à semana anterior ao dia 22 de março. No boletim divulgado pela Prefeitura de Blumenau nessa quarta-feira, 29, a cidade contabilizou 459 novas infecções nos últimos sete dias.

O último boletim publicado em fevereiro, referente à semana anterior ao dia 22 daquele mês, apresenta um número de 205 novos casos de Covid-19. A partir dessa data, os casos foram crescendo aos poucos, em torno de um pouco mais de 100 casos semanalmente. Até que, no boletim do dia 22 de março, houve um salto de 245 novas infecções.

Confira mais detalhadamente no gráfico abaixo:

Casos graves

Com o aumento dos casos, o número de pacientes em enfermaria e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também teve um aumento. O crescimento não é expressivo e se mantém estável quando comparado ao número de casos. No entanto, é possível perceber uma mudança.

O secretário Marcelo Lanzarin ressalta que a vacinação explica o motivo de poucos moradores infectados desenvolverem problemas mais sérios atualmente.

“Vale ressaltar que o números de casos graves tem se mantido estável e isso é um reflexo da vacinação em Blumenau, já que 80% da população completou o esquema primário de vacinação. Ou seja, tomou pelo menos 2 duas doses. As pessoas que estão vacinadas têm uma chance menor de desenvolver os casos graves da doença, por isso a importância da vacinação”, defende.

Vacinação em Blumenau

Desde o início da vacinação, Blumenau já aplicou 760.973 vacinas entre 1ª, 2ª, dose única e dose de reforço. Nos últimos sete dias foram aplicadas 24 primeiras doses, o que no total contabiliza 293.863 vacinados. O número de pessoas que tomaram a segunda dose é 274.428. Já com a dose de reforço, 192.682 pessoas foram imunizadas.

4ª dose

A 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos já está liberada. A orientação é que os moradores procurem um dos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. É necessário levar um documento oficial em formato físico. Não há necessidade de agendamento para receber o imunizante. 

Vacina bivalente

Blumenau também está realizando a aplicação da vacina bivalente, que promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. Ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron.

Para receber o novo imunizante, a pessoa deve ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e ter, no mínimo, quatro meses de intervalo entre as aplicações. A aplicação do imunizante também segue concentrada nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município, das 8h às 21h, sem necessidade de agendamento.

“Nós estamos, inclusive, disponibilizando já nos sete ambulatórios gerais da cidade a vacina bivalente para Covid para as pessoas acima de 60 anos, as gestantes e os imunocomprometidos. Não há necessidade de agendamento, basta buscar um dos ambulatórios gerais. É extremamente importante e isso tem refletido nos nossos números. Apesar do aumento do número de casos, os casos graves se mantêm estáveis e isso com certeza é reflexo da vacinação”, finaliza o secretário Marcelo Lanzarin.


– Assista agora:
Luiz Cé revela como Vovô Chopão surgiu e lembra início da carreira