O acompanhamento destes pacientes visa minimizar complicações de outras doenças que podem ser afetadas por essas sequelas. O investimento anual do Consórcio de Municípios será de R$ 1 milhão.

“Discutimos ele desde o ano passado na Prefeitura de Blumenau, buscando garantir o tratamento adequado para os afetados pelo Coronavírus após o término do isolamento. É um momento de felicidade para a saúde de Blumenau e fico feliz em podermos dividir esse projeto com outros municípios da região. Um trabalho que sempre buscamos fazer em conjunto na pandemia, trabalhando pelo que é mais importante, que são as pessoas”, afirmou o prefeito no início deste mês, durante assinatura de contrato.

Estrutura de atendimento

O Ambulatório Referência para Casos Pós-Covid-19 terá capacidade para atender 65 novos pacientes todos os meses, além de executar 915 procedimentos mensais. Entre eles, consulta médica em atenção especializada, fisioterapia, exames complementares, atividade educativa em grupo para cuidadores, familiares e pacientes, atendimento em psicoterapia de grupo para pacientes e eletrocardiograma, espirometria ou prova de função pulmonar completa com broncodilatador.

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, que coordenou os trabalhos de estruturação do Ambulatório junto à Furb, explica que o trabalho de atendimento ofertado aos pacientes será integral.

“Teremos uma equipe multidisplinar com médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que farão a avaliação e encaminhamento tanto para o atendimento da reabilitação física quanto de outras áreas, como neurologia, cardiologia, entre outros, o que garante atendimento completo aos nossos pacientes”, apontou.

O agendamento das consultas e exames será feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deverá ser feita na unidade de saúde de referência do usuário morador de uma das cidades que integram o convênio.

A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da Remune de cada município.

Casos graves terão prioridade

Entre os pacientes que devem ter prioridade no atendimento são aqueles que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em enfermaria. Na sequência da fila aparecem pessoas que precisaram de atendimento nos Prontos Atendimentos dos hospitais e por fim, quem não precisou de internação, mas apresenta sequelas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube