Covid-19: com apenas 74 leitos de UTI disponíveis, SC discute medidas restritivas nesta terça
Governador Carlos Moisés deve se encontrar com representantes dos municípios durante a tarde
Santa Catarina tem apenas 74 leitos de UTI-Covid disponíveis em todo o estado. A ocupação total da rede estadual de saúde em 91%, uma reunião deve acontecer na tarde desta terça-feira, 23, para discutir medidas restritivas.
Segundo o Painel de Leitos de UTI SUS do governo do Estado, as regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí ainda possuem 17 leitos disponíveis. Isso representa 22% das unidades vagas em todo o estado. A região registra a segunda menor ocupação total em Santa Catarina, com 86% dos leitos sendo utilizados.
Com exceção da região Foz do Rio Itajaí (83%), todas as demais registram ocupações superiores a 90%. O Oeste segue na situação mais crítica, com 96% dos leitos sendo utilizados, e apenas quatro vagos.
Situação se agravou nos últimos dias
Desde o última quinta-feira, 18, 97 pessoas foram internadas nas UTIs catarineses. Nesse período, foram ativados 45 novos leitos. Mesmo assim, o número de unidades desocupadas caiu de 126 para 74.
Até esta segunda-feira, 22, o estado registrou 144 novos óbitos, totalizando 6.988. Nesta terça-feira, 23, Santa Catarina deve inevitavelmente ultrapassar a marca de sete mil mortes por conta da Covid-19.
Reunião deve definir sobre medidas restritivas
Na tarde desta terça-feira, o Governo do Estado deve se reunir com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) para decidir sobre eventuais medidas restritivas. O Ministério Público e representantes do legislativo também devem estar presentes.
Pela manhã, o governador Carlos Moisés (PSL) já se reuniu com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Os estados discutiram possíveis medidas conjuntas de combate ao coronavírus, mas até o final da manhã, nada havia sido oficialmente divulgado.
Ainda nesta segunda-feira, 22, uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde suspendeu todas as cirurgias eletivas de média e alta complexidade.