Covid-19: decreto flexibiliza regras para eventos e restaurantes em Blumenau

Norma segue fundamentada pela matriz de risco de cada região

Um novo decreto foi publicado pelo governo do estado de Santa Catarina. As restrições em eventos e comércio passaram a ser mais flexíveis. As normas seguem alternando conforme o nível de gravidade estabelecido pelo mapa de risco. A matriz de risco em que Blumenau e região se encontram, permite que novas aberturas sejam adotadas.

No Médio Vale do Itajaí, a matriz de risco divulgada neste sábado, 28, apontou que a região está na cor amarela. Isso configura alto risco de transmissão de Covid-19. A situação é nova para região, que iniciou o mês de agosto com a pior qualificação, o gravíssimo.

Essa nova classificação permite eventos sociais com até 300 pessoas. O distanciamento mínimo exigido pelo governo é de 1,5 metros entre as pessoas. Por exemplo, em eventos com o público total permitido, é necessária uma área de 450 metros quadrados.

Entre as flexibilizações, está o número de pessoas por mesa. Anteriormente, podiam sentar no máximo quatro pessoas, agora passa a ser permitido até seis pessoas por mesa. Nas orientações do governo do estado, está a priorização por identificação dos assentos por convidado e evitar o rodízio de pessoas entre as mesas.

Segue sendo obrigatório a identificação de distanciamento em filas, como em buffets. Assim como o uso de máscara, exceto em momento de ingestão de alimentos e bebidas. A disponibilidade de álcool em gel e sinalização de obrigatoriedade do uso de máscara também seguem sendo necessários.

Em Blumenau, a fiscalização segue sendo realizada pela força tarefa, que é composta por Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Caso os moradores precisem tirar dúvidas quanto a realização de eventos, podem entrar em contato por meio do telefone (47) 3381–6230. Porém, deve entrar com um processo solicitando alvará na Praça do Cidadão.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo