Covid-19: Gaspar confirma segunda morte pela doença
Idosa tinha 95 anos e já havia falecido na terça-feira, 2
Nesta quinta-feira, 4, Gaspar recebeu a confirmação de um exame positivo do coronavírus de uma moradora do bairro Poço Grande que veio óbito na terça-feira, dia 2. Ela tinha 95 anos e no dia 31 de maio acionou atendimento hospitalar móvel particular e foi encaminhada para rede particular de Blumenau já com o quadro agravado.
Ela foi internada, fez a coleta para o exame e faleceu no dia 2. O resultado foi divulgado pelo Lacen somente nesta quinta. Ao todo, o município já confirmou 53 casos do novo coronavírus.
A senhora de 95 anos foi atendida com sintomas de falta de ar, secreção oral e tosse. A Vigilância em Saúde de Gaspar não havia sido informada da suspeita e a paciente não tem registro de atendimento pela rede pública de saúde da cidade.
“Nós buscamos sempre salvar vidas e garantir a saúde da população. Sentimos muito com essa perda e nos solidarizamos com a família. Alguns sintomas do novo coronavírus se confundem com sintomas gripais. Ao não dar a devida importância a esses sinais, o paciente pode piorar repentinamente, além de transmitir a doença para outros”, reforça o secretário de Saúde, Arnaldo Munhoz.
Alguns dos sintomas do Covid-19 são: febre, tosse seca, cansaço, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta, perda de paladar e olfato, dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito e pode causar perda de fala ou movimento. A unidade de saúde de Gaspar atendem por demanda e a Unidade do Centro é referência para atendimento exclusivo de sintomas respiratórios e gripais, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Além disso, o Hospital de Gaspar também está preparado para atender esses casos.
Covid-19 em Gaspar
Dos 53 casos confirmados em Gaspar, 37 estão recuperados, 12 estão em isolamento domiciliar, um continua internado em UTI em um Hospital de Blumenau e outro internado na enfermaria. Além disso a cidade registrou o óbito de um morador no dia 4 de abril e outro agora no dia 2 de junho. Outros 259 exames laboratoriais foram descartados e 107 testes rápidos tiveram resultado negativo. Dos casos confirmados, 39 foram por testes laboratoriais do tipo SWAB/PCR. Outros 12 casos foram através de teste rápido. Além disso, dois moradores tiveram o caso confirmado através de critério Clínico-Epidemiológico.
A faixa etária das pessoas infectadas no município varia de 18 a 95 anos. Os moradores de Gaspar que tiveram casos confirmados são de 15 bairros diferentes: Santa Terezinha (8), Coloninha (6), Sete de Setembro (5), Gaspar Grande (5), Gasparinho (4), Barracão (4), Lagoa (4), Margem Esquerda (4), Poço Grande (3), Bateias (3), Centro (3), Belchior Central (1), Belchior Baixo (1), Belchior Alto (1) e Arraial D’Ouro (1).