Covid-19: governo de SC terá reunião para vacinação da população em geral
Comissão Intergestores Bipartite irá avaliar regramento
Após o governador Carlos Moisés (PSL) anunciar na última sexta-feira, 28, que a vacinação em Santa Catarina voltará a ser por faixa etária, imunizando a população em geral sem comorbidades, as definições de como isto irá funcionar ainda estão sendo discutidas.
Em reunião entre o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) de SC, Daisson José Trevisol, ficou decidido que a SES irá apresentar ainda nesta semana uma proposta na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é quem define as regras de vacinação no estado.
A data em que a proposta será avaliada e divulgada ainda não foi definida. A expectativa é que isso ocorra nas próximas semanas e as regras apresentadas a partir que novas doses chegarem ao estado.
Em Blumenau, como a Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu nenhuma orientação do Estado, não há definições acerca do tema. Porém, de acordo com a prefeitura, o município possui estrutura e profissionais para atender a população, com capacidade de aplicar até 3,6 mil vacinas entre a primeira e a segunda dose.
Rio de Janeiro iniciou vacinação por faixa etária
A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a dar início à vacinação da população em geral, por faixa etária, ou seja, exatamente o que se estuda fazer em Santa Catarina. A imunização segue escalonamento por faixa etária decrescente, iniciando de 59 anos para baixo. Segundo o governo carioca, a previsão é que até outubro todas as pessoas acima dos 18 anos estejam vacinadas.