Covid-19: hospital de Blumenau critica posicionamento de médico contra vacina do Butantan
Profissional fez publicações nas redes sociais contrário à CoronaVac
Neste sábado, 23, o Hospital Santa Catarina (HSC) de Blumenau publicou uma nota oficial lamentando a postura de um médico terceirizado que, nas redes sociais, fez críticas à vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.
Nas publicações, Tiago Giacomini escreve frases como “minha dose da CoronaVac estou doando para quem tiver interesse, vou esperar uma melhor” e, também: “cara de quem queria Oxford, mas só tinha Butantan”.
Na nota, o hospital afirma que a opinião pessoal do profissional não representa a visão da Instituição.
Além disso, O HSC Blumenau destaca que, em hipótese alguma, compactua com pensamento de qualquer profissional da saúde que “menospreze a ciência e coloque em risco a saúde e a vida das pessoas”.
Médico nega críticas à vacina
Em conversa com o jornal O Município Blumenau, Giacomini diz que não fez críticas específicas à CoronaVac, mas que se trata de uma brincadeira pela preferência. “Há outras imunizações com maior eficácia, como a de Oxford, por exemplo, apenas isso”, destaca.
Ele afirma entender que a vacinação com as doses fabricadas pelo Butantan ser uma questão emergencial, além de ressaltar saber que é segura e eficaz, e, em princípio, deve ser amplamente distribuída.
O médico opina que, para ele, algumas pessoas não entenderam as publicações. “Distorceram o caso. Em momento algum sugeri que não se vacinassem”, expressa.
Sobre o posicionamento do hospital, o profissional pensa que foi “inapropriado e exagerado”. “Não houve, por minha parte, menosprezo da ciência e muito menos coloquei a vida de alguém em risco”, complementa.
Agora, ele conta que o ideal é manter a consciência tranquila. “Para trabalhar e fazer o bem, além de respeitar as pessoas”, finaliza.