Covid-19: mais da metade dos idosos de casa asilar de Blumenau testa positivo para a doença
Testagens ocorreram após a Secretaria Municipal de Saúde ser notificada sobre situação
Após rumores de que a Casa de Repouso Eugênia e Rudinei, localizada na rua São Bento, no bairro Ponta Aguda, teria sido interditada devido a casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau esclareceu que isto não ocorreu. Porém, houve, de fato, um número considerável de testes positivos para a doença na casa asilar.
Segundo a nota oficial da Secretaria, no dia 31 de julho a equipe foi notificada de que a casa asilar contava com casos de idosos com sintomas leves. A Secretaria seguiu o protocolo do governo do estado e fez, no mesmo dia, testes rápidos, e no dia 5 de agosto foi realizada a coleta de material para o teste RT-PCR.
Dos 13 idosos que residem na casa asilar, sete deles tiveram resultado positivo para Covid-19. Segundo informações da Secretaria, todos passam bem. Os idosos positivos para o novo coronavírus foram afastados e isolados para a recuperação completa.
Confira a nota oficial da Semus:
“A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde esclarece que a Casa de Repouso Eugênia e Rudinei, localizada na Rua São Bento, no bairro Ponta Aguda não foi interditada.
No dia 31 de julho, a Secretaria foi notificada sobre casos de idosos com sintomas leves. Seguindo o protocolo do Governo do Estado, no mesmo dia foram feitos testes rápidos e no 5 de agosto a Vigilância Epidemiológica realizou coleta de material para o teste RT-PCR novamente em todos os idosos e trabalhadores para garantir a segurança de todos. A Vigilância Sanitária acompanhou a ação e solicitou, por meio de auto de intimação, a implementação do Protocolo de Isolamento dos casos positivos e todas as medidas de precaução exigidas na Portaria da Secretaria Estadual de Saúde nº 252.
Dos 13 idosos que residem na casa asilar, sete deles tiveram resultado positivo para Covid-19. Todos passam bem. Os casos positivos foram separados dos demais, mas todos estão em isolamento e sendo assistidos pela médica da instituição, pela Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica que monitoram diariamente o local.”