Covid-19: Ministério da Saúde recomenda dose de reforço para crianças
Intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses
O Ministério da Saúde publicou uma recomendação para a aplicação de dose de reforço da vacina Covid-19 para todas as crianças entre 5 e 11 anos. A orientação, que considera todos os estudos científicos que apontam um aumento da proteção com a dose complementar, foi publicada nesta quarta-feira, 4, em uma Nota Técnica.
O intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer.
Estudos
Para a análise da recomendação de dose de reforço para esse público, entre outros critérios, foi observado o aumento dos níveis de anticorpos depois da aplicação da dose complementar. No estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço.
Em outra sub análise, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária.
Esses resultados mostram a importância de completar o ciclo vacinal contra a Covid-19, para garantir que os imunizantes atinjam a eficácia completa e protejam contra casos graves e mortes pela doença.
Mesmo quem perdeu o prazo recomendado, deve procurar um posto de vacinação. O Ministério da Saúde também recomenda a administração simultânea de vacinas Covid-19 com os outros imunizantes do calendário vacinal para proteger as crianças contra outras doenças.
Leia também:
1. Comandante da PM de Gaspar que morreu em acidente na BR-101 já trabalhou em Blumenau
2. GALERIA – Serra catarinense registra primeira geada de 2023 em pleno verão
3. Prazo para renovar CNH volta ser de 30 dias
4. Carro capota após acidente na Alameda Rio Branco, em Blumenau
5. Oito apostas de Blumenau acertam quadra na Mega-Sena
– Assista agora:
Cao Hering: livro de crônicas de Blumenau e carreira