Ministério da Saúde recomenda paralisação da vacinação em adolescentes; prefeitura se manifesta
Prefeitura de Blumenau se manifestou sobre a situação
Nesta quinta-feira, 16, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina, responsável pelo plano de imunização contra a Covid-19 no estado, fará uma reunião sobre a continuidade da aplicação de vacinas em adolescentes que não tenham comorbidade. A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota sobre a aplicação das doses já agendadas na cidade.
O motivo da reunião é a nota informativa número 1/2021, do Ministério da Saúde (MS), emitida nesta manhã. No documento, o governo federal relata ter revisado a recomendação para imunização de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, e orienta que sejam vacinados apenas aqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
O documento ainda aponta que isso se dá “apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech)”. Ainda segundo a nota do MS:
- A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;
- A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;
- Somente um imunizante foi avaliado em ECR;
- Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;
- Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina);
- Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.
O ministério relembra que, os adolescentes sem comorbidades deveriam estar incluídos apenas no último grupo elegível para a vacinação, o que deveria ocorrer a partir do dia 15 deste mês. A nota ainda reafirma o compromisso de que estados e municípios devem seguir o cronograma nacional de vacinação.
Prefeitura de Blumenau
A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota oficial onde diz que seguirá a imunização dos adolescentes que já tenham sido agendadas. Isso seguirá até que haja um posicionamento do Governo do Estado.
“A Prefeitura de Blumenau por meio da coordenação do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 informa que tomou conhecimento da NOTA INFORMATIVA Nº 1/2021, do Ministério da Saúde (MS) na manhã desta quinta-feira, dia 16. Conforme o município faz desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, aguarda um posicionamento oficial por parte do Governo do Estado. O poder público reforça que vai seguir vacinando os adolescentes conforme os horários agendados, até que haja uma nova determinação. Segundo o Estado, por enquanto a ANVISA ainda não se posicionou sobre uma possível suspensão da vacinação para este público. Ainda segundo o Estado, foi agendada uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para deliberar sobre o assunto, e até o final da tarde os municípios deverão receber uma orientação oficial.”