Covid-19: Ministério Público impede Prefeitura de Itajaí de distribuir medicamento homeopático
Objetivo era fortalecer sistema imunológico da população
O Ministério Público de Santa Catarina interviu após uma decisão da Prefeitura de Itajaí. As equipes de saúde iriam visitar as casas dos moradores neste domingo, 29, distribuindo um medicamento homeopático.
O objetivo do município era fortalecer o sistema imunológico das pessoas e evitar a contaminação do coronavírus. Segundo eles, o medicamento está sendo usado em outros países. Entretanto, o MP recomendou que a prefeitura cancelasse o plano.
A visita seria de casa em casa, seguindo normas de higiene como máscaras, luvas e álcool gel. O medicamento seria diluído em copos de plástico descartáveis e distribuídos aos moradores que tivessem interesse.
Ainda de acordo com a prefeitura, um protocolo estadual que orienta o uso de homeopáticos está sendo elaborado. A intenção deles é que o medicamento possa ser distribuído nas cidades do estado.
Confira a nota na íntegra:
O Município de Itajaí informa que cancelou a distribuição do medicamento homeopático, formulado cientificamente à base de cânfora, que ocorreria neste domingo (29) pelas equipes de saúde da cidade. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Esclarece ainda que este medicamento já é usado em outros países, com bons resultados, para prevenção e promoção de saúde e que não possui contraindicações. Seu principal objetivo é fortalecer o sistema imunológico das pessoas, estimulando as defesas do organismo, em situações como esta que estamos vivendo.
O Município de Itajaí espera, muito em breve, poder proporcionar o uso deste medicamento homeopático para a população do município, com toda segurança e higiene necessárias. Também aguarda a elaboração de um protocolo estadual, que já está em andamento, para orientar o seu uso a todos que desejarem, podendo ser estendido a outras cidades do Estado.