Covid-19: no ritmo atual, Blumenau terminará de vacinar grupos de risco em novembro
Levantamento feito por O Município Blumenau considera média diária de doses aplicadas até aqui
Um levantamento feito pelo O Município Blumenau aponta que a cidade terminará de vacinar grupos de risco em novembro se mantiver ritmo atual de imunização.
O cálculo foi feito considerando a média diária de doses aplicadas. A vacinação em Blumenau teve início no dia 19 de janeiro, e, portanto, são 41 dias corridos até esta segunda-feira, 1. No mesmo período, foram aplicadas 18.545 doses de vacina nos cidadãos blumenauenses. Isso representa uma média de 452 pessoas vacinadas por dia.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os quatro grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para imunização totalizam 70 mil pessoas na cidade. Como a aplicação requer duas doses de vacina, são 140 mil doses necessárias.
Dividindo o número total de 140 mil doses pela média diária de 452 vacinas aplicadas, obtém-se 309, que seria a quantidade de dias necessários para imunizar a população do grupo prioritário. Assim sendo, a cidade encerraria as quatro fases de vacinação no dia 25 de novembro, mantido o atual ritmo.
Vacinação iria até 2024 para toda a população
Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Blumenau em 2020 era de aproximadamente 360 mil habitantes. Para considerar a imunização de toda a população blumenauense, o levantamento considera 300 mil pessoas imunizadas. Isso porque a vacina não é recomendada para crianças, gestantes e puérperas, além de pessoas com alergias severas.
No caso de a cidade vacinar 300 mil pessoas, serão necessárias 600 mil doses. Considerando o mesmo ritmo de 452 doses aplicadas diariamente, seriam necessários 1.327 dias para imunizar toda a população.
Isso significa que a cidade terminaria de imunizar seu último cidadão em 7 de setembro de 2024.
Confira os grupos prioritários
Os quatro grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Sáude para o Programa Nacional de Imunização (PNI) são:
- Fase 1: trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência e com mais de 60 anos institucionalizadas;
- Fase 2: idosos com mais de 60 anos;
- Fase 3: pessoas com comorbidades (obesidade, hipertensão, doenças pulmonar crônica, insuficiência renal, anemia, diabetes, síndrome de down, pacientes transplantados, doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares);
- Fase 4: presos e agentes penitenciários, moradores de rua, forças de segurança e salvamento, trabalhadores da educação, pessoas com deficiência grave e forças armadas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: