Covid-19: população pode se vacinar em qualquer cidade de SC

Municípios que avançarem no calendário de vacinação não devem exigir comprovante de residência

Uma norma divulgada em nota técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) estabelece que municípios que avançarem na vacinação contra a Covid-19 antes do calendário definido pelo governo estadual não devem exigir comprovante de residência como critério para a imunização.

O documento, datado do último domingo, 4, traz esta deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que abre brecha para que catarinenses se vacinem em qualquer cidade do estado.

Calendário de vacinação em Santa Catarina

Na semana passada o governo do estado divulgou novo calendário de vacinação, prevendo a vacinação de toda a população adulta até agosto. O calendário do governo do estado prevê as seguintes datas:

Acima de 40 anos: de 1 a 8 de julho
35 a 39 anos: 9 a 22 de julho
30 a 34 anos: 23 de julho a 5 de agosto
25 a 29 anos: 6 a 19 de agosto
18 a 24 anos: 20 a 31 de agosto

Conforme a Dive-SC, é recomendável que os municípios busquem alcançar a cobertura vacinal de no mínimo 75% de cada faixa etária antes de abrir agendamento para outro grupo.

“Essa cobertura deve ser alcançada dentro de período elencado para cada faixa etária, embora a vacinação deve ser mantida aberta para as pessoas que não buscaram a vacina no momento indicado para a sua idade”, diz a nota técnica.

Municípios avançam na vacinação antes do período previsto pelo governo do estado

Um dos municípios adiantados no calendário de vacinação é Gaspar, no Vale do Itajaí. Na tarde desta terça-feira, 6, a cidade começa a imunizar pessoas de 35 a 39 anos.

Chapecó, no Oeste, vai vacinar a população acima de 37 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 7, e acima de 36 anos na quinta-feira, 8.

Balneário Barra do Sul, no Norte, começou a vacinar a população de 38 anos nesta terça-feira, 6. E nesta quarta-feira, 7, avança para a faixa etária acima de 37 anos, assim como a cidade de Tubarão, no Sul do estado.

Os municípios de Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, liberaram a vacinação para pessoas a partir de 39 anos nesta terça-feira.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo