Covid-19: Prefeitura de Blumenau anuncia como será antecipação da Pfizer
Apenas os imunizados a partir de 21 de setembro terão alteração
Apenas quem se vacinar a partir dessa terça-feira, 21 de setembro, terá a segunda dose da vacina da Pfizer antecipada. A determinação da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) foi anunciada pela Prefeitura de Blumenau no fim de tarde desta segunda-feira.
O prazo, que antes era de 12 semanas, passará a ser de oito. Quem tomou a primeira dose antes dessa data permanece com o agendamento normal. O motivo, de acordo com o município, é o abastecimento de doses do governo estadual.
Leia também: Blumenau reabre agendamento para pessoas com 14 anos ou mais
Segundo eles, apenas a partir dessa semana o envio de segundas doses irá respeitar o intervalo de oito semanas. Atualmente, a distribuição da vacina prevê o envio de doses com um intervalo de 12 semanas. Portanto, a antecipação sem a devida organização por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, pode ocasionar um desabastecimento de doses.
A Prefeitura reitera ainda que os prazos para aplicação da vacina são determinados pelo Governo Federal. Em caso de nova orientação, os intervalos de aplicação de doses poderão ser novamente revistos.
Intervalos das vacinas:
AstraZeneca/Fiocruz: 12 semanas
CoronaVac/Butantan: 28 dias
Pfizer/Comirnaty: 8 semanas
Janssen: Dose única.