Covid-19: Prefeitura de Blumenau esclarece sobre medidas restritivas diante da matriz de risco grave
Prefeitura afirma que o índice ainda é controlado de ocupação de leitos de UTI e enfermaria
A Prefeitura de Blumenau realizou na manhã desta quinta-feira, 5, uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre o que muda a partir da nova situação atual da Covid-19 na cidade. A região do Médio Vale do Itajaí, que abrange também Blumenau, voltou para matriz de risco grave nesta semana. Isto significa dizer que uma série de atividades está proibida na cidade por força de decretos estaduais.
Sob apresentação do prefeito Mário Hildebrandt – que havia interrompido há meses suas aparições nas lives – e participação do secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, foram trazidas informações sobre atitudes tomadas pela Prefeitura de Blumenau no combate à Covid-19.
O prefeito esclareceu que não há medidas restritivas por parte da prefeitura, e sim é necessário obedecer o que estipula o governo do estado diante da matriz de risco. As aulas presenciais, por exemplo, estão suspensas novamente. Já o comércio em geral está mantido. A abertura de casas de festas e shows está proibida, mas o transporte coletivo não terá nenhuma alteração.
“Temos a questão da UTI sob controle. Hoje estamos em uma outra realidade daquele em julho e agosto. A ocupação de leitos está em 23%”, explica Hildebrandt.
“São realidades diferentes, mas mesmo assim precisamos que as pessoas não relaxem. Este gráfico demonstra que temos capacidade maior de ocupação de UTI, mas é preciso seguir com os cuidados”, afirma Krambeck.