Covid-19: Prefeitura de Blumenau se prepara para agir em ‘modelo de guerra’ quando leitos de UTI lotarem

Informação foi divulgada durante live desta segunda-feira, 13

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), afirmou na noite desta segunda-feira, 13, que se prepara para uma ‘operação de guerra’ no momento que as UTIs voltadas para Covid-19 lotarem na cidade. Com crescimento de cerca de 4% ao dia na ocupação, a lotação é questão de tempo: já atinge 81%.

Conforme explica o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, isso significa que, a contar do momento das lotações, uma série de medidas que não são usuais e estão fora dos protocolos de atendimento serão tomadas. “Vamos ter que cancelar cirurgias, cancelar procedimentos de praxe, pegar profissionais de outros locais para fazer atendimentos, entre outras medidas”.

Segundo Hildebrandt, a estruturação de novos leitos de UTI está encaminhada. “Nós estamos trabalhando na ampliação de mais seis leitos para Covid-19 nas UTIs do Hospital Santa Catarina. Além disso, mais dez devem ser estruturados no Hospital Santo Antônio”. O Hospital Santa Isabel também deverá passar por readequação. O governo do estado já confirmou a entrega de mais 31 respiradores para a cidade de Blumenau.

A prefeitura reforça que estas medidas serão tomadas somente a partir do momento que a ocupação atingir 100%. “Isso não significa que não é para se preocupar e relaxar no cuidado com a Covid-19, pelo contrário”, explica Krambeck.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo