Covid-19: procura por testes aumenta 50% nos postos de saúde em Blumenau
Números foram divulgados pela Prefeitura de Blumenau
Desde o dia 24 de janeiro, a Prefeitura de Blumenau ampliou os locais de testagem contra Covid-19. Desde então, segundo dados divulgados pelo município, a medida refletiu diretamente no movimento das unidades ESF, onde a procura aumentou 50% nos primeiros dias. O mesmo levantamento aponta queda de 11% no movimento dos AGs.
O levantamento da Semus aponta que, entre os dias 17 e 20 de janeiro as unidades ESF registraram 2,5 mil testes antígeno. Já na semana seguinte, após a ampliação dos locais, as unidades fizeram 3,8 mil testes, entre os dias 24 e 27 de janeiro. Movimento que fez diminuir a procura pelos Ambulatórios Gerais, baixando de 5,4 mil para 4,8 mil testes realizados.
O prefeito Mário Hildebrandt destacou a importância da descentralização dos atendimentos para as unidades ESF. “Nos reunimos todos os dias, e com base em dados, definimos o melhor para a cidade de Blumenau. Seguimos com nosso propósito que é descentralizar, testar, isolar e tratar os casos positivos, no município”, afirmou o prefeito.
A distribuição de senhas e acolhimento dos usuários nas unidades ESF e AGs são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil. Nas unidades ESF, o atendimento acontece com intervalo no horário de almoço.
Suspensão da territorialidade dos ESFs
Outra medida anunciada pelo município no dia 19 de janeiro foi a suspensão temporária da territorialidade das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF), exclusivamente em casos de síndromes gripais.
A medida permite que moradores com suspeita de Covid-19 possam receber atendimento em qualquer ESF, independente do local em que residem. O documento tem validade de 30 dias. Situações que não sejam relacionadas à Covid-19, seguem sendo atendidas na unidade em que o usuário esteja referenciado.