Covid-19: Projeto da Defesa Civil de Blumenau une voluntários e pessoas do grupo de risco
Auxilio comunitário durante pandemia busca auxiliar quem está em isolamento social
Durante a pandemia, muitas pessoas não podem correr o risco de sair do isolamento social. O grupo de risco inclui idosos, deficientes físicos e pessoas com doenças crônicas. Para auxiliá-los, a Defesa Civil de Blumenau criou o projeto “Defesa Civil a serviço de Blumenau – Covid19”.
Lançado nesta quarta-feira, 25, ele busca combater os efeitos do coronavírus disponibilizando voluntários para o grupo de risco. Qualquer pessoa que se enquadra nesta situação e não possui ajuda, pode pedir auxílio pelo telefone 199.
Os serviços incluem compras em supermercados, remédios, assistência social e auxílio psicológico. Serviços de profissionais como encanadores, eletricista, entre outros também estão na lista. O número também está disponível para quem quiser apenas conversar com alguém.
Inscrição para voluntários
Para os interessados em fazer parte do projeto, a Defesa Civil segue recebendo cadastros. Os voluntários precisam ter entre 18 e 50 anos, estar com boa saúde, ter bons antecedentes e vontade de ajudar.
A Defesa Civil fará a intermediação entre o voluntário e o vulnerável contando também com o apoio de grupos que já atuaram com a Defesa Civil no desastre de 2008. Entre eles estão os grupos de jipeiros Jeep Clube de Blumenau e Tribo de Davi, que vão auxiliar no translado dos voluntários.
O cadastro de voluntário será realizado pela plataforma de formulários Google, que pode ser acessado clicando aqui. Após o cadastro inicial, o cidadão passará por uma entrevista por meios digitais e então estará apto a fazer parte do grupo de voluntários da Defesa Civil.