Covid-19: saiba quantas doses Blumenau e região devem receber se distribuição for proporcional à população
Imunização pode começar em todo o país a partir das 17h desta segunda-feira
Após a autorização da Anvisa para uso emergencial das duas vacinas contra a Covid-19 – Coronavac e Astrazeneca – neste domingo, 17, as doses começaram a ser enviadas aos estados na manhã desta segunda-feira, 18.
Das cerca de seis milhões de unidades que serão distribuídas nesse primeiro momento, 144 mil chegaram a Santa Catarina. De acordo com o governador Carlos Moisés (sem partido), as vacinas serão enviadas aos municípios em até 24 horas após a chegada ao estado.
Até o momento, o Estado não se pronunciou sobre a forma como fará a distribuição, nem sobre quantas doses cada cidade deve receber.
O portal O Município realizou uma estimativa, que considera o número aproximado de doses que as cidades da região devem receber caso o Estado faça uma divisão proporcional, isto é, envie a cada município um número de vacinas proporcional à sua população. Confira os números abaixo:
Quantas doses cada cidade da região deve receber
Blumenau (361 mil habitantes) : 7,1 mil doses
Gaspar (70 mil habitantes) : 1,4 mil doses
Indaial (70 mil habitantes): 1,4 mil doses
Pomerode (39 mil habitantes): 675 doses
Vale ressaltar que cada pessoa receberá duas doses da vacina. Isso significa que Blumenau, por exemplo, só conseguirá imunizar pouco mais de três mil pessoas com a quantidade de doses estimada acima.
O cálculo considera as estimativas populacionais do IBGE em 2020 para o estado de Santa Catarina e os municípios citados. A partir daí, utiliza-se a proporcionalidade entre o número total de vacinas que serão recebidas (126 mil) para a população do estado, e extrai-se o número estimado de doses com base na população de cada município.
Leia mais: Vice-prefeita de Blumenau fala sobre Plano de Vacinação na cidade