Covid-19: saiba quem tem direito à vacinação bivalente em Blumenau
Doses serão disponibilizadas na segunda-feira
A partir de segunda-feira, 27, Blumenau passará a aplicar a vacina bivalente da Pfizer. O primeiro público a ter direito à dose serão os idosos acima de 70 anos. A aplicação ficará concentrada nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município.
O atendimento ocorrerá das 8h às 21h, sem necessidade de agendamento. Para os moradores das instituições de longa permanência, a Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante.
O prefeito, Mário Hildebrandt, diz que o objetivo, como sempre, é priorizar vidas e, para isso, é preciso garantir o maior número possível de pessoas imunizadas. “Por isso, seguiremos o novo cronograma de vacinação pelos idosos acima de 70 anos, para proteger esse grupo considerado de maior risco pelo Ministério da Saúde (MS)”, explica Hildebrandt.
Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, afirma que a ideia é vacinar esse público antes do fim de março, período em que as infecções respiratórias são mais frequentes e há melhores condições para a transmissão do vírus da Covid-19.
“Vale lembrar que, para receber o novo imunizante, a pessoa deve ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e ter, no mínimo, quatro meses de intervalo entre as aplicações”, acrescenta o secretário.
Vacina bivalente
A bivalente traz a proteção contra as novas variantes da Covid-19, responsáveis pelo aumento do número de casos que ocorreu no último ano, e a distribuição das vacinas segue a orientação do Ministério da Saúde, através da Nota Técnica nº 1/2023.
– Assista agora:
Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, conta sobre sonho de ser dentista e perdas na família