Covid-19: SC planeja imunização em massa em cidades com alta incidência e letalidade
Objetivo da ação é acompanhar a celeridade da resposta de imunização
Nesta quarta-feira, 9, o Governo de SC anunciou que planeja realizar uma vacinação em massa contra a Covid-19 em cidades com altas taxas de incidência, transmissão, letalidade e vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde iniciou conversas técnicas que tem como objetivo acompanhar a celeridade da resposta de imunização.
O governador Carlos Moisés da Silva anunciou que a intenção com essa observação da resposta de imunização em municípios catarinenses é trazer universidades e pesquisadores para o acompanhamento dos resultados obtidos pela aplicação das doses e para que as futuras gerações possam aproveitar os estudos alcançados.
Segundo Moisés, a intenção é seguir exemplos como o da cidade de Serrana, em São Paulo, que reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada.
“Vamos aplicar a primeira e segunda doses, fora do cronograma oficial do estado, para que a gente possa fazer pesquisas a respeito do processo de imunização”, explica o governador. O calendário com prazos para a vacinação de toda a população foi publicado nesta terça-feira, 8, pelo governo estadual.
O compromisso é que o calendário vacinal seja cumprido até o dia 23 de outubro, a fim de que todos os catarinenses tenham imunidade à doença. A avaliação da celeridade da resposta das vacinas, primeira e segunda dose, será a partir do segundo semestre. Isso será feito fora do cronograma do programa nacional de imunização (PNI), de acordo com o governador.
Em SC, as pessoas com mais de 18 anos devem ser vacinadas até outubro. Faremos eventos testes para o próximo semestre, assim como vacinação em massa em alguns municípios, fora do cronograma oficial, para aprofundar o entendimento dos resultados da vacinação em grande escala. pic.twitter.com/425h4NUoFW
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) June 9, 2021
Eventos testes
Com a aceleração da vacinação em Santa Catarina, o Governo do Estado pretende, também no segundo semestre deste ano, realizar eventos testes com pessoas que estejam com o esquema vacinal (primeira e segunda dose) completo.
A ideia é que sejam promovidos shows, feiras e eventos em que poderá ser observado o comportamento do vírus em momentos como estes. Os detalhamentos da realização destes eventos testes foi pauta de reunião nesta quarta-feira, 9, entre Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento.
Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluída nos testes uma atividade esportiva, promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que também participou da reunião desta quarta-feira.
O governo também anunciou que Santur está finalizando a contratação da ferramenta de rastreamento que será disponibilizada para monitorar a participação de público nesses eventos.