X
X

Buscar

Covid-19: Secretaria de Saúde de SC afirma que não há indicativos para colapso no estado

Jornal de circulação nacional divulgou que Santa Catarina seria próximo "foco de caos do coronavírus"

Nesta segunda-feira, 4, uma coluna do jornal Folha de São Paulo afirmou que Santa Catarina seria o próximo “foco de caos do coronavírus”. A informação seria de técnicos do Ministério da Saúde.

Entretanto, a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que não há “nenhum indicativo que respalde a informação”. Segundo o governo estadual, o aumento de casos entre os dias 27 e 28 de abril é explicado pela integração com os sistemas do Ministério da Saúde.

A nota ainda reitera que a avaliação e projeção de cenários possíveis quando a Covid-19 são realizados constantemente. A evolução do número de casos é acompanhada diariamente, assim como a ocupação de leitos no estado.

A capacidade hospitalar do estado aumentou em 40% desde o início da pandemia e a ocupação de leitos de UTI destinadas exclusivamente ao novo coronavírus está em 19,52%.

Por fim, a Secretaria do Estado reforça o pedido para que, quem puder, fique em casa e evite a propagação do vírus.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para confirmar as informações divulgadas no Painel da Folha, mas até o momento não obteve resposta.

Confira a nota na íntegra:

Não há no momento nenhum indicativo que respalde a informação veiculada colocando Santa Catarina como próximo foco do caos do coronavírus. No dia 28 de abril, o painel do Governo de Santa Catarina passou a integrar os sistemas do Ministério da Saúde, sendo eles: e-SUS VE e SIVEP Gripe, e assim os casos confirmados por teste rápido sorológico e os casos confirmados por critério clínico e vínculo epidemiológico passaram a ser contabilizados, o que explica o aumento de casos dos boletins entre os dias 27 e 28 de abril.

O Governo do Estado atua com avaliação e projeção de cenários do novo coronavírus de forma constante. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) trabalha com a análise diária da evolução do número de casos e ocupação de leitos ambulatoriais e de UTI em Santa Catarina para a tomada de decisão. Todas as definições e seus regramentos levam em consideração as diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

O aumento de casos e óbitos também é um movimento esperado diante do avanço da pandemia. O Governo de Santa Catarina já criou 381 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 40% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no estado. Também cabe destacar que a ocupação de leitos de UTI destinadas exclusivamente à Covid-19 está em 19,52%. Porém é fundamental que neste momento cada um faça sua parte e, quem puder, fique em casa.