Covid-19: Servidora é investigada por furar fila de vacinação para parente no Vale do Itajaí
Prefeitura de Apiúna abriu sindicância para investigar o caso
Uma técnica em enfermagem da Secretaria de Saúde de Apiúna está sendo investigada por suspeita de ter furado a fila de vacinação contra a Covid-19, para imunizar um parente. Uma sindicância foi aberta pela administração municipal para avaliar o caso.
Uma comissão disciplinar foi montada no dia 19 de março e tem 60 dias colher provas, conversar com todos os envolvidos e pessoas que estiveram próximas do ocorrido, e avaliar a atitude da servidora pública.
De acordo com o prefeito Marcelo Doutel, a situação foi descoberta durante uma fiscalização na lista de vacinados do município, que estava acontecendo por conta de outro crime: o furto de doses em uma unidade de saúde.
Analisando a lista dos vacinados, os responsáveis perceberam que doses destinadas a idosos com uma faixa etária maior teria sido destinada a um idoso de 72 anos, ou seja, teria furado a fila.
Em uma breve avaliação da situação, o município percebeu que a dose foi aplicada por uma funcionária que é parente do idoso imunizado antecipadamente. Internamente, a defesa da servidora é de que a dose havia sobrado e iria estragar. Porém, essa e outras situações estão sendo investigadas.
Furto de doses dentro de unidade
Cabe destacar que essa é a segunda “confusão” envolvendo a vacinação contra a Covid-19 em Apiúna. Na semana passada foi informado pelo próprio prefeito municipal que 10 doses, que estavam em um frasco, foram furtados de uma unidade de saúde.
A Polícia Civil já pegou as imagens de monitoramento do local do crime e está interrogando os funcionários e suspeitos do ato. Não foram divulgadas mais informações sobre o inquérito.
A própria descoberta da antecipação de imunização do idoso de 72 anos aconteceu devido a essa investigação de furto.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube