X
X

Buscar

Covid-19: trabalhadores da indústria são incorporados como grupo prioritário e poderão ser vacinados em SC

Novas doses serão distribuídas pelo governo estadual nesta semana

Os trabalhadores da indústria serão os próximos a ser vacinados contra a Covid-19 em Santa Catarina. A informação foi divulgada neste domingo, 4, em nota oficial do Governo do Estado.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), os trabalhadores que atual em indústria foram incorporados ao grupo prioritário e poderão receber as doses em seus município. Durante esta semana, serão distribuídos por todo o estado 273.710 doses direcionadas para este e grupo e aqueles que já estão sendo vacinados.

Conforme deliberado na reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), para receber a vacina, os trabalhadores industriais deverão apresentar carteira de trabalho ou crachá funcional, ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e de sua descrição. Cabe destacar que, a organização de quando os trabalhadores da indústria poderão se vacinar depende da organização de cada município.

O cronograma de distribuição começa logo cedo nesta segunda-feira, 5. A partir das 7h30, as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) do estado já fazem a retirada das doses na Rede de Frio Estadual.

 

Além dessas doses destinadas como D1 e dose única, o governo vai encaminhar também 141 mil doses de AstraZeca para serem utilizadas como dose 2 (D2).

 

Calendário de vacinação

Além da incorporação do novo grupo prioritário, foi aprovado ainda na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na quinta-feira, 1, o novo calendário de vacinação de Santa Catarina.

A previsão é que toda a população catarinense vacinável – acima dos 18 anos – receba, pelo menos, a primeira dose do imunizante até o dia 31 de agosto. Com o anúncio, o Estado antecipou em 53 dias o calendário divulgado anteriormente.

Os municípios devem seguir o calendário, iniciando pelas populações com maior idade para a menor, ou seja, quando entrar na faixa etária de 35 a 39 anos, a vacinação deve iniciar pelos de 39 anos, passando para 38, e assim sucessivamente na medida em que recebam as doses.

A vacinação segue dividida em grupos etários, chegando aos maiores de 30 anos até o final de julho e ampliando para os acima dos 18 anos até 31 de agosto. De acordo com os dados do vacinômetro, Santa Catarina aplicou 3.501.416 doses até este sábado, 3.

Lista dos grupos de vacinação
Acima dos 40 anos: 1º a 8/07
35 a 39 anos: 9 a 22/07
30 a 34 anos: 23/07 a 5/08
25 a 29 anos: 06/08 a 19/08
18 a 24 anos: 20/08 a 31/08