Covid-19: Vale possui apenas um leito de UTI disponível, aponta Painel de Monitoramento
Todas as regiões registram ocupação superior a 90% dos leitos
O Vale do Itajaí chegou a 99,2% de ocupação dos leitos de UTI e tem apenas mais um leito disponível. A informação consta na última atualização do Painel de Monitoramento dos Leitos UTI SUS do Governo do Estado.
O Vale do Itajaí possui 128 leitos ativos no momento, e o governador Carlos Moisés (PSL) sinalizou com a abertura de mais 20 unidades. O único leito disponível está no Hospital Waldomiro Colautti, em Ibirama.
Além da situação crítica no Vale do Itajaí, as outras regiões também estão em colapso com a lotação dos leitos de UTI. No Oeste, a taxa de ocupação chegou a 100%. A Grande Florianópolis tem 98% de suas UTIs Covid ocupadas e a Serra/Meio Oeste atingiu 95%.
Ao todo, são apenas 27 leitos de UTI disponíveis em todo o estado para o tratamento de pacientes com coronavírus. Destes, 22 leitos são para atendimento de bebês e crianças. Nas UTIs adultas, o número é ainda mais preocupante: cinco leitos em toda a Santa Catarina.
Situação de Blumenau já é de colapso
Segundo o Painel de Monitoramento, os 28 leitos disponíveis em Blumenau estão todos ocupados. Destes, 14 estão no Hospital Santo Antônio e outros 20 no Hospital Santa Isabel. Até o fechamento desta matéria, o Hospital Santa Catarina não havia confirmado a situação dos seus leitos de UTI Covid.
Por outro lado, a Prefeitura de Blumenau contabilizava cinco leitos disponíveis no boletim divulgado neste domingo, 28. A taxa de ocupação registrada pelo município é de 93,9%. Ainda segundo a prefeitura, existem 28 leitos de guerra na cidade em processo de ativação.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: