Criminosos se passam por anunciantes para clonar WhatsApp; saiba o que fazer
Entenda como se prevenir e como agir caso seja vítima
Os criminosos obtêm o número de telefone das vítimas por meio de anúncios em plataformas de sites de compras ou de anúncios públicos em redes sociais.
O golpista se passa por um funcionário da plataforma de anuncio e, sob o pretexto de corrigir uma duplicidade no anúncio com valores diferentes, ou mesmo ativar o anúncio, solicita à vítima para que informe seus dados pessoais (nome, RG, CPF, endereço) e um código de seis dígitos que receberá no telefone.
Esse código, na verdade, é uma verificação do WhatsApp, ou seja, a partir do fornecimento dessa chave o golpista desviará o WhatsApp da vítima para o aplicativo dele. Nesse caso a vítima perde o acesso ao aplicativo de mensagens.
A partir disso, o criminoso se passa pela vítima e, alegando algum problema na conta ou com cartão de crédito bloqueado solicita dinheiro emprestado se comprometendo a pagar no dia seguinte. O parente ou amigo da vítima, acreditando estar falando com a pessoa de sua confiança, acaba transferindo o dinheiro para a conta bancária informada, e assim se torna também vítima do golpe.
Como prevenir?
– Habilite a “confirmação em duas etapas” no aplicativo WhatsApp. Para isso, dentro do seu aplicativo clique em “configurações/ajustes” e depois clique em “conta”, escolha a opção “confirmação em duas etapas” e habilite a senha de seis dígitos numéricos. Isso impede que golpistas façam a clonagem do WhatsApp. Esse código numérico é uma senha, portanto não envie para ninguém.
Outra solução
Caso tenha enviado o código recebido por torpedo SMS e caído no golpe, encaminhe um e-mail para: support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária de sua conta do WhatsApp. Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o novamente com o seu número de celular.
Caso você receba uma mensagem de algum amigo ou parente pedindo empréstimo em dinheiro, ou depósito de algum valor em uma determinada conta, verifique com cautela a veracidade desta solicitação. E, caso seja verdade, antes de qualquer confirmação de depósito, verifique o destinatário (nome, CPF, agência bancária).
O que fazer?
Se você sabe de alguém que pode estar praticando este golpe, denuncie pelo telefone 181 ou WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.
Caso você tenha sido vítima, procure imediatamente a Polícia Civil. Você também pode registrar o boletim de ocorrência através da Delegacia de Polícia Virtual de Santa Catarina, acessível em: delegaciavirtual.sc.gov.br.
Conteúdo produzido com a colaboração de informações das Polícias Civis de Santa Catarina, Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.
Leia também:
1. VÍDEO: blumenauense acompanha velório de Pelé na Vila Belmiro
2. Lula prorroga isenção de impostos sobre os combustíveis
3. Após posse de Lula, diminui número de manifestantes em frente ao 23º BI em Blumenau
4. GALERIA – Atriz Grazi Massafera passa o réveillon ao lado da família em Balneário Camboriú
5. Família do Escola Agrícola pede doações para recuperar casa atingida por deslizamento
– Assista agora:
Cao Hering: livro de crônicas de Blumenau e carreira