As regras para as instituições de ensino aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) sofreram alterações do Ministério da Educação (MEC). Já no processo seletivo do programa, que ocorrerá no segundo semestre desse ano, vagas para cursos a distância também serão ofertadas. O documento com atualização da portaria foi publicado ontem, 25, no Diário Oficial da União.
Além da oferta para cursos EAD, a portaria também determina que as instituições ofereçam condições para que os estudantes possam encaminhar os documentos necessários para a matrícula por meio virtual.
Os candidatos, no entanto, só poderão fazer as inscrições para o Sisu 2020.2 entre os dias 16 e 19 de junho. Os estudantes vão poder conferir o número de vagas para cada curso que será ofertado pelo Sisu 2020.2.
Quem pode participar do Sisu 2020?
O Sisu é um programa do governo, criado em 2012, que possibilita que estudantes concorram a vagas em universidades federais por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, quanto maior a nota, mais chance o candidato tem de ser classificado.
Podem participar do Sisu, apenas, candidatos que fizeram a última edição do Enem. Algumas instituições adotam nota mínima para inscrições em determinados cursos, por isso, nem sempre a nota do Enem será suficiente para se candidatar à vaga. Nesse caso, o candidato pode se candidatar a outro curso ou tentar outra instituição.