X
X

Buscar

Dados da segurança pública mostram mudança no quadro de violência doméstica em SC

Diminuição dos casos de feminicídio aparece enquanto há aumento das denúncias de violência verbal

Foi publicado na segunda-feira, 07, no site da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, os últimos dados da criminalidade no estado. O destaque é para os crimes de violência doméstica que sofreram uma mudança em relação às denúncias e aos casos mais extremos.

O boletim mensal de maio de 2021 traz todos os índices de criminalidade registrados do primeiro dia do ano até 31 de maio e são comparados com o mesmo período do ano passado.

Violência doméstica: cai feminicídio e aumentam os crimes de violência verbal

Um dado deste boletim mostra o que as forças de segurança do Estado buscavam: a mulher catarinense está denunciando mais os crimes de violência doméstica antes de se tornar um crime fatal, como o feminicídio.

No roll da violência doméstica temos, por exemplo, os crimes de: ameaça, dano, estupro, lesão corporal dolosa e os crimes contra a honra que são calúnia, difamação e injúria praticados contra a mulher e são justamente esses que fizeram os números de ocorrências passar de 26.474 em 2020 para 27.609 casos em 2021 (de 01 de janeiro a 31 de maio).

E é o que as campanhas de prevenção à violência doméstica das forças de segurança buscavam, ou seja, a denúncia antes de o caso chegar a um crime de violência física como lesão corporal, estupro ou feminicídio.

Enquanto calúnia aumentou 35%, o feminicídio caiu 42.9%. Hoje temos 12 casos contra 21 do mesmo período do ano passado.

Demais crimes

Outros crimes crimes violentos seguem com as melhores taxas da série histórica, ou seja, roubo e o furto desde 2010, homicídio desde 2008.

Em números, hoje o Estado apresenta 768 roubos, 4.305 furtos e 74 homicídios a menos do que o mesmo período do ano passado com quedas de 17%, 10.5% e 21.4% respectivamente.

Dados que refletem a importância do investimento em Segurança Pública, como o realizado pelo governador Carlos Moisés de R$ 343 milhões destinados à melhoria de viaturas, armamentos e sistemas de tecnologia, o maior valor já aplicado na área da história de SC.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube