Surto de parvovirose canina na região deixa moradores em alerta; vírus pode levar à morte
O número de casos de cães com parvovirose tem preocupado em Blumenau e região. Em Gaspar, por exemplo, a Associação Gasparense de Amparo e Proteção aos Animais (Agapa) chegou a emitir uma nota alertando sobre o surto da doença.
A “parvo”, como é conhecida, é uma doença grave, causada por um vírus que pode levar à morte. Os cães acometidos podem ter vários sintomas, entre eles diarreia com sangue, vômito, falta de apetite, perda de peso, entre outros.
Como a doença é contagiosa, os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente devem começar a monitorar o Parcão e o Parque Ramiro Ruediger, para verificar se os donos estão vacinando os cães.
“Esse surto está acontecendo porque muitos donos de animais ainda não se conscientizaram que precisam vacinar os cães todos os anos. Nós vamos ter que começar a pedir a carteirinha de vacinação principalmente daqueles que levam os animais em locais públicos”, explica a gerente geral da Secretaria de Meio Ambiente, Neusa Felizetti.
Confira a nota da Agapa
A doença: a parvovirose é uma doença que se manifesta de duas formas: por um problema gastrointestinal grave, causado por um vírus extremamente contagioso e potencialmente mortal quando não recebe o tratamento adequado; ou pelo coração, ao causar uma miocardite aguda que, em geral é responsável, por morte súbita em filhotes.
O contágio ocorre através do contato com outros cachorros, fezes ou vômito infectados. E isso torna fundamental a quarentena e os cuidados com os cachorros doentes, tanto para o seu próprio bem, como para evitar que esses agentes da parvovirose se espalhem.
Sintomas: a parvovirose canina requer cuidado e atenção por ser uma doença grave e de progressão rápida, bem como pelo seu alto risco de contágio e propagação. Seus principais sintomas são febre, letargia, vômito, diarreia (com sangue nas fezes e cheiro muito forte), recusa de comida, hipotermia, taquicardia, desidratação, perda de peso, fraqueza, depressão e mucosas pálidas.
Em caso de sintomas, procure um médico veterinário.