Das 19 anunciadas, duas concessões já estão efetivadas em Blumenau
Museu da Cerveja e Frohsinn já possuem empresas homologadas
Em julho de 2019, a Prefeitura de Blumenau anunciou um pacote de concessões para diversos serviços e espaços quem estavam sob a administração do governo municipal. Ao todo, durante o período de estudos para implantação, 19 foram definidos. Destes, dois já possuem empresas homologadas: Museu da Cerveja e Frohsinn.
O primeiro foi o Frohsinn, que teve o contrato assinado e já é de responsabilidade da A Ind Serviços para Eventos, de Itapema – empresa proprietária do Indaiá Restaurante – que vai explorar o espaço durante período de 25 anos. Já o Museu da Cerveja é o segundo, pois ainda falta a assinatura do contrato, que está marcada para acontecer na semana que vem.
“Já foi feita a homologação, agora é apenas uma questão burocrática da assinatura de contrato. Agora já estamos iniciando a fase de transição do setor publico pro setor privado”, destacou o secretário de Turismo em Blumenau, Marcelo Greuel.
Os responsáveis serão Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld, que são sócios da Cerveja Blumenau, Bier Vila e Empório Vila Germânica. No projeto, eles preveem um espaço que além de contar a história da bebida, terá pontos comerciais e loja de souvenir, transformando o local em mais um espaço de lazer na cidade.
Nos dois casos, os espaços foram concedidos e agora ficam sob a responsabilidade e gerência do setor privado.
No meio do caminho
Além das duas concessões já resolvidas, outras duas estão mais adiantadas, mas tiveram entraves. São elas as praças Victor Konder e Dr Blumenau, ambas localizadas no Centro de Blumenau. Nos dois casos os editais foram lançados, mas não tiveram interessados.
De acordo com o Secretário de Administração, Anderson Rosa, vários interessados chegaram a procurar as áreas técnicas ligadas aos objetos das licitações, mas não entraram na disputa. Para Rosa, a situação da pandemia pode ter sido crucial na avaliação de risco em um contrato como este.
Porém, ainda segundo o secretaria, os editais já passaram por ajustes e foram republicados. As propostas serão conhecidas ainda em dezembro.
Adiados por conta da pandemia
Três editais de concessões no formado de naming rights – que é quando a empresa insere o nome de sua marca ou produto em um espaço – tiveram o lançamento adiados por conta da pandemia. A decisão foi da Secretaria de Turismo.
A expectativa é que as licitações de concessão para o Galegão, setores 1,2 e 3 da Vila Germânica e do Einsebahn Biergarten sejam lançados em 2021.
Projetos em estudo e elaboração
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano de Blumenau, três modelos de concessão ainda sendo elaborados. São eles: Mercado Público, abrigo dos ônibus e Parque das Itoupavas. Aliás, o último citado ainda precisa ser inaugurado.
Além deles, outros sete ainda estão sendo estudados, para saber como irão funcionar: placas nominativas de ruas; Terminal Rodoviário; aeroporto; Área Azul; cemitérios; rota de lazer; e resíduos sólidos.
Além deles ainda existe o pátio do Seterb, que segundo a Seplan, ainda está em análise da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.
Prainha
A intenção do município é realizar uma concessão para o espaço da prainha após reformado. Porém, para isso, é necessário que as obras no local sejam concluídas. A revitalização até chegou a avançar neste ano, após a empresa vencedora da licitação ter fechado o local para iniciar as obras. Porém, uma das concorrentes entrou com recurso, paralisando os trâmites.
“Está demorando um pouco esse resultado, mas estamos aguardando o recurso para poder iniciar essa obra. Isso é uma questão que está em outro campo, que foge nossa alçada. Vamos aguardar o posicionamento da parte jurídica para tomar nossas decisões, mas não temos prazos para isso”, finalizou o secretário Marcelo Greuel.